Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 14/10/2024 - Notícias
Adufg-Sindicato dá início à abertura das trilhas para visitação da Reserva Particular do Patrimônio Natural da Sede Campestre
Seguindo a aplicação do Plano de Manejo da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) da Sede Campestre, o Adufg-Sindicato dá início à abertura das trilhas ecológicas que cruzarão a área de conservação ambiental. Os percursos serão abertos à comunidade e terão como objetivo promover educação e conscientização ambiental.
A professora Karla Faria do Instituto de Estudos Socioambientais (IESA), uma das responsáveis pela implantação do Plano de Manejo, explica que “as trilhas que estão sendo abertas agora fazem parte da implementação do plano de visitação da RPPN do Adufg”. Nesta primeira etapa, foram abertas duas trilhas, mas a expectativa é de que outros dois ou três percursos sejam abertos.
Os caminhos contarão com sinalização sobre o percurso em si, permitindo que a caminhada seja autoguiada, mas também terão placas nomeando as espécies encontradas nas trilhas, reforçando o esforço educacional. “Posteriormente, a RPPN vai ficar aberta para visitação da comunidade escolar, em todos os níveis”, explica a importância da Sede Campestre para estudantes do ensino fundamental, médio e superior.
A professora reforça que é essencial comunicar a entrada nas trilhas, seja na própria Sede Campestre ou na Sede Goiânia do Adufg-Sindicato. “Uma questão de segurança para o visitante, e uma questão de segurança também para o próprio sindicato”, explica. Por fim, Karla lembra que os resíduos gerados durante as caminhadas devem ser armazenados e descartados propriamente no retorno à sede. “As devidas atenções e cuidados com a natureza devem ser seguidos por aqueles que forem percorrer a trilha”, concluiu.
Vale destacar que as trilhas na Sede Campestre servem como espaço para realização de estágios, projetos de extensão e aulas para diversas disciplinas.
Formação acadêmica
Dando início às atividades de capacitação profissional e formação acadêmica que devem se passar dentro da RPPN, o professor Ari Lazzarotti, da Faculdade de Educação Física e Dança (FEFD), compartilha parte da visitação feita à Sede Campestre com uma de suas turmas na UFG. Integrando a disciplina “Cenários de Práticas”, 14 estudantes realizaram as trilhas como parte de um projeto maior que enxerga esses percursos como Práticas Corporais de Lazer na Natureza.
“Além de proporcionar um ambiente de aprendizado teórico prático para os estudantes, o projeto busca realizar diagnósticos, planejar e estruturar trilhas que possam ser utilizadas em visitas guiadas e atividades educativas para diversos públicos”, resumiu.
Ele conta que uma das trilhas, a mais curta (cerca de 900m), poderá ser feita por crianças, contando com a presença de guias da universidade. O outro percurso, de 4.8km, requer maior esforço físico e é destinado para aqueles que se dedicam às trilhas como forma de atividade física. O professor explica que, ao longo das trilhas, existem espaços mais densos e outros ambientes mais abertos, entretanto, todos cercados pela vegetação nativa. Por fim, Ari conta que existem trilhas no outro lado do Morro Feio e que, eventualmente, as novas trilhas partindo da Sede Campestre se liguem a elas: “O projeto é depois integrar todas elas”.
Veja abaixo algumas fotos feitas durante visitas de alunos da FEFD às trilhas da Sede Campestre: