Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 28/10/2024 - Notícias
Dia do Servidor Público: Nossa celebração será com luta
Neste dia 28 de outubro, em que se celebra o Dia do Funcionalismo Público, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) vem a público manifestar o seu pesar diante dos últimos fatos relacionados à educação goianiense, especialmente aos docentes estaduais, que têm sofrido um dos mais duros ataques já registrados na história política do Estado de Goiás.
Na última terça-feira (22), foi aprovada uma lei que não contempla a realidade do magistério estadual e ignora as necessidades dos professores enquanto profissionais que dedicam suas vidas ao ofício da educação. Para acentuar a situação, a categoria sofre ataques intransigentes da atual Secretária Estadual de Educação, Fátima Gavioli, que em vídeo vazado na última semana, proferiu palavras que, para os docentes, representam uma desvalorização imensurável e demonstram que o poder público ignora a importância dos professores na formação de uma sociedade mais justa, igualitária e, principalmente, formadora de opinião.
A Constituição Federal de 1988, ao definir a Educação, a Saúde, a Segurança Pública e outros serviços, como direitos sociais e de dever do Estado, depositou nos servidores públicos a digna tarefa de zelar pelo desenvolvimento do país. Os servidores da administração pública representam, do ponto de vista do emprego formal, 18,5% da mão de obra empregada no país. Os profissionais da educação, nesse conjunto de trabalhadores vinculados à administração pública, representam a maior fração dos servidores públicos, o que torna o exposto ainda mais preocupante e inadmissível.
Diante do cenário alarmante, reivindicamos, em função dos insultos direcionados aos professores e professoras, a demissão da Secretaria de Educação e a abertura da mesa de negociação com os profissionais da educação da rede pública do Estado de Goiás. Aos servidores e servidoras públicos demonstramos nosso apoio e afirmamos que, neste dia, a nossa celebração será com luta.