Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 19/12/2024 - Notícias
Calcule o impacto do reajuste em seu salário com calculadora desenvolvida pelo Adurn-Sindicato
O Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Adurn-Sindicato) criou uma calculadora para que os docentes das Instituições Federais de Ensino Superior possam saber com precisão como ficará o contracheque após o reajuste acordado com o Governo Federal entrar em vigor. A calculadora “Meu Reajuste” foi lançada oficialmente na última terça-feira (17).
Clique aqui e acesse o mecanismo.
A ferramenta permite calcular como serão o vencimento básico (VB) e a Retribuição por Titulação (RT) do docente após o reajuste de 2025. Os resultados são apresentados em valores absolutos (reais) e em percentuais. A realização do cálculo depende do fornecimento de informações como a carreira, classe, nível, titulação e regime de trabalho. Professores e professoras da carreira do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) que possuem Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) devem selecionar, na calculadora, a titulação correspondente aos efeitos financeiros do RSC.
O cálculo não inclui valores referentes aos auxílios (Alimentação, Saúde e Creche) nem a outras rubricas que não sofrem impacto do reajuste.
Conforme o acordo assinado pela Proifes-Federação, um aumento deve acontecer já em janeiro de 2025 (pago no início de fevereiro). Apesar da expectativa de professores e professoras com relação ao aumento, é importante lembrar que a validade do acordo assinado pelo Executivo Federal depende de aprovação do Congresso Nacional na Lei Orçamentária Anual (LOA). Em caso de encerramento das atividades legislativas antes da votação do projeto, o governo pode fazer valer o acordo através de Medida Provisória. De toda forma, tanto o Adufg-Sindicato quanto a Proifes-Federação acompanham de perto o cumprimento do acordo feito com a categoria docente.