Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 25/04/2025 - Notícias

Adufg oferece convênio com fisioterapia aquática, terapia completa para saúde e bem-estar

Adufg oferece convênio com fisioterapia aquática, terapia completa para saúde e bem-estar

O Adufg-Sindicato oferece centenas de convênios e parcerias com diversos profissionais, principalmente na área da saúde. Os sindicalizados e seus dependentes agora têm acesso a um benefício que visa promover a recuperação e o bem-estar: a fisioterapia aquática.

Realizada pelo fisioterapeuta Dalley Cesar, mestre em Ciências da Saúde e especialista em fisioterapia aquática, a reabilitação aquática, também conhecida como fisioterapia aquática, é uma modalidade terapêutica realizada em piscinas projetadas para esse fim. A água utilizada para esse tipo de tratamento é aquecida, com temperatura controlada para manter uma condição termoneutra, ou seja, com uma temperatura próxima à da pele, proporcionando um ambiente agradável e confortável para os pacientes.

“Entre os principais benefícios da reabilitação aquática estão os efeitos da flutuação e do empuxo. Esses fatores diminuem o peso corporal durante os exercícios, o que facilita a realização de movimentos que poderiam ser difíceis ou até impossíveis fora da água, como é o caso de pessoas com osteoartrite, artrite, próteses de joelho ou quadril, e até com hérnias de disco. A água oferece um suporte fundamental, permitindo que o paciente realize atividades com mais liberdade, sem a sobrecarga do peso corporal”, afirma o profissional.

Em comparação com os exercícios realizados em solo, a reabilitação aquática oferece vantagens consideráveis. “A flutuação e o empuxo da água permitem que movimentos mais complexos, como correr, saltar, agachar ou subir e descer escadas, sejam realizados de forma mais segura e sem o impacto que esses mesmos movimentos causariam fora da piscina. Isso a torna uma alternativa eficaz, especialmente para pessoas com dificuldades motoras ou limitações físicas”, descreve o profissional. 

Superando limites 

Há três anos, o paciente João Alberto Cansado Azeredo iniciou o processo de reabilitação com fisioterapia na piscina conduzida pelo profissional Dalley César. A terapia se tornou uma das principais aliadas na luta de João contra as limitações físicas que, no início, o impediam até mesmo de sair da cama.

Em um depoimento sincero, João compartilha sua trajetória de superação: "No começo, eu não conseguia nem sair da cama. Precisava ser carregado, não dava conta de levantar da cadeira. Minha dependência era de 95%. Hoje, já ando sozinho na rua, pego Uber, táxi, vou e volto sem problema algum", revela, com um sorriso visível de satisfação. A evolução é notável: sua mobilidade melhorou cerca de 90%, um ganho que ele descreve como "impressionante".

O processo não se limita ao aspecto físico. João também sentiu um avanço significativo no aspecto mental, que ele atribui ao trabalho de reabilitação: "Todo mundo que acompanhou minha recuperação me elogia. É visível o meu desenvolvimento físico e mental, porque a fisioterapia também é muito boa para a mente", explica. 

Para João, os exercícios na água têm um efeito calmante, enquanto a academia proporciona um desafio maior, mas com resultados visíveis. "Eu era mole e agora minha musculatura está firme. Fico mais ereto, até que minha filha comentou outro dia: 'Pai, você ficou mais alto que eu de novo", se diverte.

Todas as idades

A reabilitação aquática é adequada para diversas faixas etárias, desde crianças até idosos, e pode ser utilizada tanto para o tratamento de lesões já existentes quanto para a prevenção de problemas de saúde. 

“No caso dos idosos, a terapia tem um papel fundamental na manutenção do controle da dor, na ampliação da mobilidade, no ganho de força muscular e resistência, e na melhoria do equilíbrio e coordenação motora. Esses benefícios são essenciais para a prevenção de quedas e desajustes posturais, problemas comuns entre a população idosa”, pontua o profissional. 

Para aqueles que ainda não experimentaram a fisioterapia aquática, Dalley Cesar convida a comunidade do Adufg a vivenciar os benefícios dessa terapia. “Temos uma parceria recém-iniciada, com toda a estrutura necessária para a reabilitação aquática. Convido todos a realizarem uma experiência, que pode ser transformadora para a qualidade de vida e funcionalidade do corpo”, afirma o especialista.

Além de ser um tratamento eficaz, a reabilitação aquática também tem um papel importante na prevenção de patologias. Ao trabalhar de forma integrada com diversas áreas da saúde, musculoesquelética, neurológica e cardiovascular, a terapia contribui para o bem-estar global do paciente, oferecendo uma abordagem preventiva e de manutenção da saúde.

A fisioterapia aquática representa uma alternativa inovadora e eficaz para a reabilitação, promovendo qualidade de vida para os sindicalizados do Adufg. Não perca a oportunidade de usufruir desse benefício e melhorar sua saúde e bem-estar com a orientação de um profissional qualificado.

Serviço

  • Fisioterapia aquática com profissional Dalley César

  • Endereço: Rua 221, Qd 1, nº 10, Setor Leste Vila Nova, Goiânia - GO

  • Whatsapp para agendamento: (62) 99253-6706 / (62) 98190-7321