Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 17/10/2024 - Notícias

Membros do Adufg-Sindicato participam do 18º Encontro Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas, em Brasília

O evento promovido pelo Instituto Mosap reuniu parlamentares e representantes de diversas entidades, com o objetivo de intensificar a mobilização pela aprovação da PEC 06/2024

Membros do Adufg-Sindicato participam do 18º Encontro Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas, em Brasília
O 18º Encontro Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas contou com a presença dos membros do Adufg-Sindicato Fernando Pereira, Maria Olinda Oliveira, Dulce Terezinha Oliveira e Cintya Maria Rodrigues. Foto: Reprodução

O Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas (Instituto Mosap) promoveu, na última quarta-feira (16), o 18º Encontro Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas. O evento aconteceu no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília, e reuniu parlamentares e representantes de diversas entidades, com o objetivo de intensificar a mobilização pela aprovação da PEC 06/2024. O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) foi representado no evento pelos professores aposentados Fernando Pereira, Maria Olinda Oliveira, Dulce Terezinha Oliveira e Cintya Maria Rodrigues.

A PEC 06/2024, também conhecida como PEC Social, propõe uma redução anual de 10% na contribuição previdenciária para homens a partir dos 66 anos, e mulheres, a partir dos 63 anos, com extinção do aporte ao completarem 75 anos. A proposta também beneficia aposentados por incapacidade permanente ou doença incapacitante, independentemente da idade.

Participaram do evento em prol da aprovação da PEC, em Brasília, a delegação do PROIFES-Federação, liderada pelo presidente Wellington Duarte, acompanhado pelo Diretor de Assuntos Jurídicos, Oswaldo Negrão, da segunda secretária Adnilra Sandeski, e do representante do PROIFES no MOSAP, Vanderlei Carraro.

Além do Adufg, estiveram presentes os representantes da APUFSC (Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina), SINDEDUTEC (Sindicato dos Trabalhadores da Educação Básica, Técnica e Tecnológica Do Estado do Paraná), APUB (Sindicato dos Professores Universitários da Bahia) e ADURN (Sindicato dos Docentes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte). O objetivo das participações foi reforçar o compromisso das entidades com a luta pelos direitos dos aposentados e pensionistas, destacando a importância de um sistema previdenciário mais justo aos docentes aposentados.

O evento

A abertura do Encontro ficou a cargo do autor da PEC 06/2024, o deputado federal Cleber Verde (MDB-MA). Em sua fala, ele ressaltou a importância da proposta para garantir os direitos dos aposentados no país. O parlamentar destacou que a PEC é uma medida justa e legítima que precisa ser apreciada urgentemente pelos deputados. A luta visa a garantia da justiça de diretrizes mais justas, visto que a categoria ainda enfrenta a cobrança da contribuição previdenciária mesmo após se retirarem do mercado de trabalho.

O presidente do Instituto Mosap, Edison Haubert, também ressaltou a necessidade de um esforço contínuo de mobilização para conquistar o apoio dos parlamentares. Segundo ele, o caminho para o sucesso da PEC passa pela construção de consensos e pelo convencimento dos deputados a apoiarem o apensamento da proposta à PEC 555/2006.

Por fim, o presidente do PROIFES, enfatizou a luta das entidades para a aprovação dos direitos com dignidade. “Nós temos que ser a resistência nesse caso específico, com relação aos proventos dos servidores públicos aposentados. Respeitamos as divergências, mas o PROIFES atua de forma conjunta, buscando o apoio de todos os partidos e parlamentares para que a PEC 06/2024 seja apensada à PEC 555/2006, garantindo um futuro mais justo para aposentados e pensionistas”, pontuou Duarte.