Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 04/09/2024 - Notícias

Nota de repúdio contra o veto à indicação de professora da UFG ao Conselho Estadual de Educação

Nota de repúdio contra o veto à indicação de professora da UFG ao Conselho Estadual de Educação

A Diretoria do Adufg-Sindicato vem a público manifestar seu veemente repúdio à decisão da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) que vetou a indicação da professora Lueli Duarte, diretora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (FE-UFG), para o Conselho Estadual de Educação (CEE). A professora também é presidente do Fórum Estadual de Educação (FEE) e integrante do Fórum Nacional de Educação (FNE), o que demonstra sua vasta experiência e comprometimento com a educação em todos os níveis.

A decisão foi fundamentada em suposições relacionadas à "ideologia de gênero", um conceito amplamente mal interpretado e distorcido para servir a agendas políticas alheias ao real propósito da educação.  Lueli Duarte sempre teve atuação pautada pelo respeito à diversidade e ao direito à educação inclusiva e de excelência para todos.

O veto à sua indicação não apenas reflete uma tentativa de cercear a participação de profissionais qualificados no processo educativo, mas também demonstra um retrocesso em relação aos avanços conquistados na promoção de uma educação plural e democrática. A decisão da CCJ ignora a importância de uma representação qualificada e comprometida com os princípios constitucionais e pedagógicos que devem guiar o Conselho Estadual de Educação.

A Diretoria do Adufg-Sindicato reafirma seu compromisso com a defesa da educação pública, laica e inclusiva e condena qualquer tentativa de intervenção que vise prejudicar a autonomia das instituições acadêmicas e a liberdade acadêmica. Decisões como essa comprometem o avanço da educação e a formação de cidadãos críticos e bem informados.

A entidade sindical reafirma seu apoio irrestrito à professora Lueli Duarte e pede que a decisão da Alego seja revista, garantindo que a educação em Goiás seja conduzida por profissionais competentes e comprometidos com a verdade e a justiça social.

Goiânia, 4 de setembro de 2024
Diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás