Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 20/03/2025 - Nota
LOA é aprovada e reajuste salarial chega em maio

Depois de muitos adiamentos por parte do Centrão, a Lei Orçamentária Anual (LOA) para o ano de 2025 foi aprovada no Congresso Nacional. Essa aprovação representa uma vitória para os(as) docentes das universidades federais brasileiras, pois ela garante o cumprimento do acordo firmado entre o governo e a categoria no ano passado.
A aprovação da LOA, em conjunto com a Medida Provisória publicada pelo executivo em dezembro de 2024, garante que o nosso reajuste entre no cálculo da folha salarial do mês de abril e caia na conta no mês de maio. Ele também virá de forma retroativa, contemplando os pagamentos de janeiro para cá.
Sem dúvida nenhuma, a pressão da categoria teve papel fundamental no andamento do projeto no Congresso. Assim que o recesso parlamentar acabou, o Adufg-Sindicato integrou uma forte mobilização em conjunto com o Proifes-Federação em Brasília. O objetivo era pressionar e sensibilizar o executivo e o legislativo sobre a importância da aprovação da LOA tanto para os(as) docentes quanto para o serviço público federal em geral.
Essa é mais uma prova de que a luta sindical, feita com responsabilidade e inteligência, garante resultados positivos para os(as) professores(as). Saímos vitoriosos dessa luta porque soubemos fazer a leitura política do momento e porque conhecemos profundamente a nossa carreira, o que nos permitiu negociar de igual para igual com o governo e conquistar o reajuste.
Vencemos essa batalha. Entretanto, ainda há muito a se fazer. Continuaremos de olhos abertos e com muita disposição para defender nossa categoria, professores(as) das Universidades Federais, as instituições federais de ensino públicas, a educação, a pesquisa e o Brasil.
Força, coragem e resiliência, e seguimos firmes na luta dos professores e professoras.