Notícias
FPS 30, 60 ou 100: o fator de proteção solar realmente importa?
FPS 30, 50, 70, 100. Na hora de escolher o protetor solar, você sempre opta pelo fator mais alto? O fator de proteção solar (FPS) indica o tempo adicional que sua pele pode ficar exposta ao sol sem se queimar, em comparação à exposição sem proteção.
Ou seja, se você leva cinco minutos para ficar vermelho do sol e o protetor tem FPS 50, você levaria 250 minutos para ficar vermelho (5 minutos x 50).
Então, devemos sempre priorizar o fator mais alto? Não é bem assim. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) sugere que as pessoas usem, pelo menos, protetores com o FPS 30. No entanto, pessoas com pele clara, olhos claros, com histórico de câncer de pele e idosos, por exemplo, devem investir em FPS maiores, entre 50 e 70.
Vale lembrar que a proteção vai além do uso do filtro solar, que deve ser aplicado pelo menos 15 minutos antes do início da exposição ao sol. Outras barreiras físicas são importantes, como chapéus, bnoés, guarda-sóis e roupas feitas com tecido com proteção UV. Evite também ficar exposto ao sol nos horário mais quentes, especialmente entre 9h e 15h.
FPS 30, 60, 100...
Como explicado no começo do texto, o fator de proteção solar indica a capacidade do produto de proteger a pele contra a vermelhidão. Estudos já demonstraram que, embora a diferença entre 30 e 100 pareça grande, o ganho de proteção é pequeno — até 3%.
- Um fator 30 protege contra 96% da radiação.
- Um fator 60 protege contra 98% da radiação.
- Um fator 100 protege contra 99% da radiação.
"Muitas vezes o paciente acha que vai gastar mais com o fator 100 para estar duas vezes mais protegido, mas a diferença é pequena. O mais importante é fazer a aplicação correta", alerta a dermatologista Marcelle Nogueira, PhD em envelhecimento pela Universidade de São Paulo (USP).
Marcelle ressalta que os fatores mais altos são indicados para as pessoas que precisam desses 2% ou 3% a mais de proteção, como pessoas com pele, cabelos e olhos claros; pessoas com familiares com histórico de câncer de pele; ou pessoas com facilidade de apresentar queimaduras de sol e têm a pele com manchas, pintas ou sardas.
Fonte: g1
Leia a matéria completa aqui.