Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 27/03/2025 - Notícias

De Astor Piazzolla à Chiquinha Gonzaga: Primeira edição do Concertos Adufg enaltece a qualidade da música clássica entre Brasil e Argentina

De Astor Piazzolla à Chiquinha Gonzaga: Primeira edição do Concertos Adufg enaltece a qualidade da música clássica entre Brasil e Argentina

“A nossa especialidade é trazer gente para ouvir música, porque isso é a coisa que mais gostamos de fazer. Realmente, nós estamos muito felizes em abrir mais esse espaço de cultura, aqui no Adufg-Sindicato”.

Essa foi a fala da Coordenadora do projeto Concertos Adufg, que não escondeu a emoção ao apresentar o programa do novo projeto, o qual reuniu centenas de apreciadores no Auditório do Adufg-Sindicato.

Em sua fala oficial, Gyovana Carneiro apresentou a proposta das apresentações, destacando brevemente o perfil de cada compositor e o contexto da música clássica do Brasil e da Argentina, destacando o aspecto de familiaridade que o público pôde acompanhar com as peças.

Ela reforça a importância do Adufg-Sindicato na valorização da arte, da ciência e da cultura goiana ao promover uma série de apresentações bimestrais que servirão de enriquecimento à comunidade acadêmica. 

“Nós ganhamos da doadora Clara Lúcia Rassi esse piano que foi dela, de quando ela era criança, e quando ela apresentou o interesse em fazer uma doação significativa, achamos que o lugar ideal seria o Auditório do Adufg. Esse é um espaço, um lugar muito privilegiado, com uma acústica muito boa. Ficamos muito felizes em receber o convite do professor Geci e tenho certeza que Goiânia vai ganhar muito com os concertos”, exprimiu a organizadora.

Entre as autoridades presentes, estavam membros da Diretoria do Adufg-Sindicato e a doadora do piano, Clara Lúcia Rassi Guimarães, além das estrelas da noite: a curadora do projeto e pianista Ana Flávia Frazão, o violoncelista Emerson Nazario e o violinista Luciano Pontes.

Luciano nos conta como foi pensado o programa de apresentações de repertório variado, desde Piazzolla à Chiquinha Gonzaga, reforçando a escolha de um repertório leve, com compositores latino-americanos conhecidos.

“O repertório desta noite é composto por obras escritas por compositores latino-americanos de épocas e fases diferentes, inclusive da história da música. O programa foi pensado justamente para festejar esse momento importante, que celebra a importância da doação desse instrumento. 

A Diretora de Relações Interinstitucionais, Geovana Reis, destacou a intenção do sindicato em valorizar o cenário musical e cultural em Goiânia por meio do projeto que terá edição a cada dois meses. 

“Nós estamos muito felizes por entregar à comunidade goianiense e também à comunidade acadêmica da UFG mais essa atividade cultural, que certamente contribuirá para o enriquecimento e fruição do público presente, com oferta musical de boa qualidade”.