Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 20/03/2025 - Notícias
10ª edição do PodAdufg debate sobre o papel das mulheres na ciência

A próxima edição do PodAdufg, que neste mês de março comemora o Mês Internacional da Mulher, celebra e discute o papel das mulheres na ciência.
Segundo dados do relatório da empresa holandesa Elsevier-Bori, intitulada Em direção à equidade de gênero na pesquisa no Brasil, o país é o terceiro colocado na lista dos locais com maior participação feminina na ciência, que conta com 18 países mais a União Europeia.
A pesquisa, de 2024, mostra que nos últimos 20 anos, a proporção de pesquisadoras que assinam publicações científicas no país saltou de 38% para 49%.
Confira quais serão as nossas convidadas:
Eliana Martins Lima é professora titular da UFG, Doutora em Ciências Farmacêuticas e pesquisadora na área de nanotecnologia aplicada a medicamentos. Foi Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-graduação da UFG e pesquisadora visitante no Massachussetts Institute of Technology (MIT). Orientou 100 mestres e doutores, publicou mais de 140 artigos científicos em periódicos internacionais com milhares de citações em todo o mundo, tendo recebido diversos prêmios e homenagens no Brasil e no exterior. Na UFG, coordena um dos mais completos laboratórios de pesquisa do País, voltado à ciência, tecnologia e inovação em medicamentos.
Luciana Aparecida Elias é mulher preta, mestre pela UFG e doutora em Matemática Aplicada pela Unicamp. É professora associada da Universidade Federal de Jataí e sindicalizada no Adufg Sindicato desde que se federalizou. Foi Diretora Adjunta Financeira do Adufg entre 2014 e 2017 e Pró-Reitora de Assuntos Estudantis na UFJ. Entusiasta de tudo que promova a vida, a inclusão étnica-racial e uma educação que não exclua ninguém.
Acompanhe a transmissão ao vivo no nosso canal do Youtube nesta sexta-feira, dia 21 de março, a partir das 10h.