Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 19/03/2025 - Notícias
Sabadart é marcado por inaugurações na Sede Campestre

O último sábado foi de festa e comemoração na Sede Campestre. O motivo foi a inauguração de novas acomodações no espaço de lazer voltado aos sindicalizados, que inclui 12 novos chalés, 12 novos quiosques, campo de futebol society, espaço fogo de chão e espaço de educação ambiental.
A inauguração foi muito aguardada pelos mais de 670 convidados presentes, entre sindicalizados, familiares e convidados. Já a programação contou com música ao vivo, feijoada, bebidas não-alcoólicas, sorvete e locais de lazer para a criançada, com pula-pula e piscina.
A professora Edna de Jesus Goya é filiada e aposentada do curso de Artes Visuais da UFG. Ela conta que é frequentadora da sede Campestre desde sua aquisição e pôde acompanhar a transformação do local, que se tornou um ambiente de acolhimento ao público.
“Eu vejo que o sindicato tem essa preocupação com o acolhimento dos filiados, o que acho muito importante. Antigamente, a pessoa se aposentava e desaparecia. Ninguém mais sabia da existência. Hoje, o sindicato tem uma infraestrutura muito acolhedora, recebe todo mundo disposto a participar da programação”.
Ela celebra o acolhimento e a interação entre os presentes e reforça o papel da atual diretoria na oferta das atividades de lazer e saúde.
“Nós temos muitas atividades, de saúde, de lazer. Temos o Coral, o grupo Travessia, o Espaço Saúde, o Sextarte. Eu lembro que de 2003 para cá a universidade se renovou, o seu quadro docente. E esse pessoal está aqui, entendeu? Está aqui acolhido, participando. O sindicato merece todos os créditos. A direção tem se empenhado muito”
O Presidente do Adufg-Sindicato, Geci Silva, exalta a alegria em receber os professores na sede e comemorar mais um início de semestre letivo. Ele reforça a importância da atuação da Diretoria na gestão orçamentária da verba que entra no sindicato.
“Isso tudo é possível devido à atuação de uma gestão muito preocupada, com o bom uso dos recursos financeiros, com a sobra de valores que possam trazer retorno aos nossos filiados. Desejamos um excelente semestre e ano a todos. Que aproveitem esse espaço, que é nosso, graças à contribuição de cada sindicalizado”, deseja o presidente.
Alcir Horácio da Silva é professor aposentado e ex-diretor do Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (Cepae). Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e atleta de frescobol, o esportista é frequentador assíduo do espaço, utilizando principalmente a quadra de areia.
“É muito legal acompanhar esse crescimento e relembrar a participação de outros professores que dedicaram seus esforços para a construção e o crescimento da sede, como o professor Reginaldo, professor Enoque e o professor Emanuel, já falecido. Sou da época em que reuníamos um grupo de professores para acampar em barracas, não tinha essa estrutura toda”, relembra o aposentado.
Em seguida às atividades de lazer, ocorreu o momento oficial de descerramento das placas, que reuniu todos os membros da Diretoria. Em um dos discursos, a Diretora de Relações Interinstitucionais mencionou o esforço da Diretoria em ampliar os espaços de convivência e destacou a proposta dos novos espaços.
“Todas essas benfeitorias são, não apenas fruto da reivindicação que nós ouvimos nos últimos tempos, por conta do aumento da demanda na ocupação desses ambientes. Elas representam novas possibilidades de melhora da qualidade de vida dos nossos professores, melhorar o conforto, até para que não haja mais a necessidade de ter sorteio nos momentos de maior procura. Entregamos espaços com qualidade para que nossos sindicalizados venham confraternizar, descansar e estudar com seus amigos e familiares”, esclareceu em sua fala.
Ela acrescentou ainda que há um novo projeto em curso para que seja construído um novo espaço do Adufg-Sindicato no Campus Samambaia da UFG, de forma a ampliar o acesso dos filiados para além da sede principal no bairro Leste Vila Nova.
História da sede Campestre
O Diretor Administrativo do Adufg-Sindicato, Flávio Silva, contou detalhes sobre a história da sede Campestre, que foi adquirida há mais de 30 anos.
Ele afirma que o espaço foi adquirido graças a uma sobra de recursos do imposto sindical, que foi repassada aos sindicatos. A aquisição foi feita na gestão da professora Maria Ieda Almeida Burjack.
O espaço contou, inicialmente, com a construção da piscina e de alguns quiosques. Em 2012, ocorreu a inauguração do salão de festas e a reforma dos chalés antigos. Sobre as alterações, Flávio diz que as diversas mudanças sofridas pela sede tem o intuito de promover mais conforto aos sindicalizados.
“Hoje, contamos também com uma quadra de areia e a inauguração de um campo de futebol society, além de mais 12 chalés e 12 quiosques. Também trazemos um espaço ‘fogo de chão’, que os professores irão utilizar para fazer fogueira em um local apropriado, para evitar, por exemplo, que se faça fogo fora do ambiente correto, evitando incêndios que vão de encontro às diretrizes da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN)”, esclarece o diretor.
Além disso, ele ressalta a inauguração do espaço de educação ambiental, que abrirá a sede para a realização de pesquisas e visitas de alunos da rede pública de ensino. “Esse Centro de Educação Ambiental vai servir para que os estudantes conheçam o meio ambiente, o Cerrado e também realizem trilhas ecológicas. Todo esse espaço, hoje, é amplamente utilizado e disputado por professores de Jataí, de Catalão, da cidade de Goiás e de Goiânia. É o ADUFG Sindicato fazendo mais pelo sindicalizado, pela sindicalizada, em benefício deles”.