Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 19/03/2025 - Notícias
Adufg-Sindicato convida sindicalizados e convidados a apreciarem concerto musical no Auditório

Como parte do processo de expansão de atividades, o Adufg-Sindicato apresenta, no próximo dia 26 de março, às 19h, a primeira apresentação do projeto Concertos Adufg, voltado à valorização de artistas de renome e oferta de programação de alta qualidade aos sindicalizados e convidados. Os nossos artistas convidados são Ana Flávia Frazão, no piano, Luciano Pontes, violinista, e Emerson Nazario, no violoncelo.
A ideia é que os concertos sejam apresentados por bimestre, trazendo apresentações com performances instrumentais variadas. Entre os principais objetivos, estão a democratização do acesso às artes e o fortalecimento da comunidade acadêmica, em reforço ao compromisso do Adufg-Sindicato na promoção da cultura a partir da experiência do público que estará presente.
A curadoria e organização do repertório ficam a cargo das professoras Ana Flávia Frazão e Gyovana Carneiro. Gyovana explica que o objetivo da série de concertos é consolidar o projeto como evento de referência em Goiânia, oferecendo programação diversificada e de excelência. Ela ainda diz quais são suas expectativas com a apresentação:
“Esperamos que o público, tanto acadêmico quanto externo, abrace essa iniciativa e reconheça a relevância da música de concerto no contexto cultural da cidade. Além disso, buscamos estimular a formação de plateia, criando um espaço onde a música de câmara e outros formatos instrumentais possam ser apreciados com a atenção e o respeito que merecem. Queremos que os concertos se tornem momentos de frutificação artística e reflexão, incentivando um contato mais próximo e sensível com a música de concerto”, exprime a docente aposentada da Escola de Música e Artes Cênicas.
Conheça mais sobre o perfil de cada um dos artistas que irão se apresentar:
Ana Flávia Frazão (pianista)
Natural de Goiânia, Ana Flávia Frazão é reconhecida internacionalmente por sua interpretação refinada e expressiva. Formou-se em piano pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e obteve mestrado e doutorado com distinção pela Escola Superior de Música de Karlsruhe, na Alemanha, onde residiu por oito anos. Apresentou-se em diversos países, incluindo Itália, Alemanha, Croácia, Japão e Estados Unidos.
Em 2004, lançou seu primeiro CD, "Vocalize", em parceria com o contrabaixista Milton Masciadri, pelo Selo Sinfônica. Em 2012, gravou a obra completa de Heitor Villa-Lobos para piano e violino com o violinista alemão Laurent Albrecht Breuninger, pelo Selo Telos. Desde 2004, é professora associada na Escola de Música e Artes Cênicas da UFG, lecionando piano e música de câmara.
Atua também como diretora artística de projetos culturais em Goiânia, como as séries "Concertos na Cidade" e "Concertos UFG", contribuindo significativamente para a promoção da música de concerto na região.
Luciano Pontes (violinista)
Violinista e violista goiano, Luciano Pontes é Bacharel e Mestre em Música pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC-UFG) e Doutor em Performances Culturais pela Faculdade de Ciências Sociais da UFG. Sua experiência profissional concentra-se no ensino de violino, viola, música de câmara, apresentação pública e prática orquestral.
Possui vasta experiência atuando como violinista convidado, spalla e chefe de naipe em diversas orquestras brasileiras, como a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP), Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional de Brasília, Orquestra do Estado de Mato Grosso e Orquestra Sinfônica Jovem do FIB Música Viva.
Já se apresentou como solista e recitalista em diversas salas de concertos pelo Brasil, destacando-se a Sala São Paulo, Mosteiro de São Bento, Teatro Nacional de Brasília, Teatro Castro Alves, Auditório Cláudio Santoro e Teatro Goiânia. Em sua carreira, já venceu cinco prêmios nacionais como violinista e três internacionais como violista, sendo um dos músicos goianos mais premiados em sua área. Desde 2016, é professor efetivo na EMAC-UFG.
Emerson Nazario (violoncelo)
Natural de São Paulo, Emerson Nazario é primeiro violoncelo da Orquestra Filarmônica de Goiás. Mestre em violoncelo pela Universidade de Tel Aviv, realizou concertos com renomados regentes como Zubin Mehta, Kurt Masur, Herbert Blomstedt, Yoav Talmi e Isaac Karabtchevsky.
Apresentou-se em importantes salas de concerto como Gasteig, Alte Oper e Beethovenhalle na Alemanha, Tonhalle Zurich na Suíça, Musiekgebouw na Holanda e Charles Bronfman Auditorium em Israel. Foi o primeiro violoncelo da Orquestra Sinfônica Buchmann-Mehta e integrou, como músico convidado, o naipe de violoncelos da Orquestra Filarmônica de Israel. Participou do Festival Villa-Lobos em Caracas, Venezuela, como convidado da Orquestra Simón Bolívar.
Foi professor convidado do 40º, 41º, 45º e 46º Festival Internacional de Música Belkiss Spenzieri Carneiro de Mendonça da EMAC/UFG, ministrando aulas e realizando concertos junto aos professores do festival. Também foi professor da primeira edição do Festival Internacional de Música em Casa (FIMUCA) e ministrou aulas no 43º e 45º CIVEBRA como professor convidado de violoncelo.
O programa apresentará peças de Henrique Oswald, Edmundo Villani Côrtes, Chiquinha Gonzaga e Astor Piazzolla. Confira a programação completa:
H.Oswald (1852 – 1931)
Serrana
E. Villani Cortes (1930)
Cinco Miniaturas Brasileiras
1.Prelúdio
2.Toada
3.Chorinho
4.Cantiga de Ninar
5.Baião
Chiquinha Gonzaga (1847 – 1935)
Pot-pourri
Abre Alas -Gaúcho-Lua Branca-Atraente
A.Piazzolla (1921 – 1992)
Estações Portenhas (arr. José Bragato)
Outono Portenho
Inverno Portenho
Primavera Portenha
Verão Portenho