Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 18/03/2025 - Notícias

Romper estruturas, ocupar espaços e respeitar as pluralidades

Romper estruturas, ocupar espaços e respeitar as pluralidades

Na última sexta-feira (17), o PodAdufg recebeu a Vice-Presidenta do Adufg-Sindicato Luciene Dias e a Diretora de Artes e Cultura do Centro de Educação, Flávia Cruvinel. Juntas, conversamos sobre as mulheres inseridas nas artes e culturas. 

De início, Luciene comenta sobre a resistência que as pessoas ainda têm com mulheres em cargos de liderança nas artes. “Apesar de hoje termos mulheres na pintura, na música[...] ainda ouvimos comentários como ‘até que ela conduziu bem como maestra” diz.

Enquanto isso, Flávia dá continuidade ao debate explicando como o corpo da mulher sempre teve normas e é obrigado a se manter fechado. Ela exemplifica que com a postura tárrega no violão, que para tocar é preciso encaixar o violão entre as pernas, mas para as mulheres havia uma postura diferente, que ainda atrapalhava um pouco o manuseio. 

Luciene fala que apesar dos manuais das mulheres dentro da arte, como na postura para tocar violão ou dirigindo uma orquestra, isso demonstra que as mulheres estão rompendo barreiras e resistindo.

“A arte é política, a arte é poder. Se você está lidando com uma estrutura de poder, é natural que haja resistência e nós mulheres, temos nos colocado em fronte para romper essa estrutura e propor o novo” diz Luciene.

Para acessar o episódio completo, clica no link!https://www.youtube.com/watch?v=Va7zXrtdpj4