Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 21/02/2025 - Notícias

Quarta cultural: bordado, literatura e música presentes no Foyer do Adufg-Sindicato

Quarta cultural: bordado, literatura e música presentes no Foyer do Adufg-Sindicato

A diversidade da expressão artística é a receita perfeita para o sucesso. E foi assim que ocorreu na quarta cultural com o lançamento de três produções no espaço Foyer e no auditório do Adufg-Sindicato: a exposição cultural da Cooperativa Bordana, o livro do professor Saulo Dallago e o projeto piloto - recital de piano.

Organizados pela Diretora de Comunicação, Promoções Sociais, Culturais e Científica do Adufg-Sindicato, Tatiana Fiuza, os eventos culturais tem procurado promover e ampliar o enriquecimento intelectual dos sindicalizados e convidados, trazendo uma programação variada que busca abranger os mais diferentes campos de produção, seja na arte, cinema, cultura, literatura e agora música. 

Na ocasião, foi lançada a vernissage da exposição “Rebrotar - Lições do Cerrado, de autoria da Cooperativa Bordana. A cooperativa, que promove a inclusão social e econômica de pessoas artesãs, possui mais de uma década de história na produção artesanal do Cerrado Goiano e expõe suas peças pela terceira vez no espaço Foyer. 

O projeto está disponível para visitação, tendo como temática a resiliência das plantas e árvores do Cerrado, que enfrentam fortes períodos de seca e queimadas no estado goiano, entre o fim do primeiro e boa parte do segundo semestre. 

A Cooperativa Bordana é amplamente reconhecida no estado de Goiás pela ressignificação do bordado enquanto expressão artística, além do caráter social e educacional. Com 31 artesãos, entre mulheres e homens, a associação já recebeu diversos prêmios, entre eles o Selo de Confiança do BTG Soma Empreendedorismo e o Tìtulo de Utilidade Pública Municipal.

O Design responsável é o Luiz Felipe, Diretor Criativo da Bordana há quatro anos. Segundo o profissional, para trazer o aspecto de transformação do Cerrado, optou-se por misturar desenhos preto e branco com bordados coloridos, simbolizando o contraste entre vida e seca. 

“Esperamos ter esse impacto com o pessoal da UFG, que sempre foi tão carinhoso e receptivo com o nosso trabalho. A gente busca fortalecer ainda mais esse relacionamento com os docentes e com toda a comunidade acadêmica”. 

Rosenelia Theiss faz parte da cooperativa desde o início, há 15 anos. Ela conta que, além da divulgação, o grande feito da associação é garantir o trabalho e o sustento das idosas que trabalham com o bordado.

“Nós começamos com a ideia de resgatar o bordado manual. Então, foi um resgate do bordado manual e o resgate das mulheres, porque é uma forma de trabalhar em casa. Nesse ponto foi muito bom para todas, porque a gente tem cooperada com 84 anos, 89 anos. Nós levamos o trabalho para elas em casa e elas se sentem úteis”, declara a artesã.. 

Ao mesmo tempo, a noite de celebrações contou com o lançamento do livro “Amor e Política”, do ator, diretor e escritor Saulo Dallago. Formado pela Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG), o profissional conta que se inspirou na escrita de duas peças teatrais para lançar a obra.

A primeira, intitulada "Algumas Vezes”, é uma comédia romântica que conta as histórias de um casal ao longo de um relacionamento. Já a segunda, “Reticências”, faz uso da metalinguagem para falar de questões políticas - do passado e do presente, por meio da escrita de uma peça teatral por dois dramaturgos. 

“Com esse livro, eu pretendo alcançar um público para além também do teatro. São peças tranquilas, com uma linguagem bem acessível. Com elas eu espero alcançar o público em geral, além dos profissionais interessados pelo teatro em si, mas principalmente professores e estudantes que possam vir a fazer montagens desses dois espetáculos”, espera o escritor.

Confira a matéria que preparamos do evento na Tv Adufg: https://www.youtube.com/watch?v=8XvDPDsWOOM&ab_channel=AdufgSindicato