Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 12/02/2025 - Notícias

Adufg-Sindicato e PROIFES-Federação intensificam mobilização a favor da aprovação da LOA e da recomposição orçamentária das IFES

Adufg-Sindicato e PROIFES-Federação intensificam mobilização a favor da aprovação da LOA e da recomposição orçamentária das IFES

O Adufg-Sindicato, junto com o PROIFES-Federação, marca presença durante toda essa semana no Congresso Nacional, em mais um dia de mobilização a favor da aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias e da recomposição orçamentária da Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). A mobilização em Brasília iniciou no dia 05 e segue até o dia 13 de fevereiro, quinta-feira. 

Ontem pela manhã, membros da Diretoria conversaram com os parlamentares Jorge Solla (PT/BA) e Márcio Jerry (PCdoB). Na ocasião, o Diretor Administrativo do Adufg-Sindicato e Presidente em exercício do PROIFES, Flávio Silva, destacou a urgência da aprovação da LOA, que visa garantir a implementação do reajuste salarial previsto no acordo assinado em 27 de maio de 2024.

“Conversamos com parlamentares para alertá-los sobre a importância das nossas reivindicações. Tivemos a oportunidade também de ouvir as opiniões deles sobre essa conjuntura e os melhores caminhos para conquistarmos os nossos objetivos”, diz Flávio.

Além disso, ele enfatizou a necessidade de readequar a recomposição orçamentária das IFES, que estão operando sem recursos e com infraestrutura precária, sendo necessários mais de R$ 2,5 bilhões para o fechamento das contas até dezembro de 2025.

Segundo Márcio Jerry, a recomposição orçamentária é “urgente e necessária”, mas o foco principal neste momento deve ser a aprovação da LOA, enquanto o deputado Jorge Solla colocou-se à disposição no apoio às reivindicações. 

Também estiveram presentes a Diretora de Assuntos de Aposentadoria e Pensão, Ana Kratz, e o Diretor Financeiro, Romualdo Pessoa, além de membros do PROIFES-Federação. 

Entenda

Segundo o Acordo com o Governo Federal, o reajuste seria implementado no contracheque dos servidores ainda em janeiro de 2025. O Relator-geral, Senador Ângelo Coronel (PSD/BA), adiou a votação com a justificativa de não haver tempo suficiente para os trâmites antes do recesso do legislativo. 

Com isso, o Governo editou a Medida Provisória nº 1286, que garantiu a implementação do acordo na data vigente e a retroatividade dos efeitos dessa implementação. Contudo, mesmo após a retomada do período legislativo, a LOA segue sem data marcada para votação. 

Assim, o PROIFES-Federação, o Adufg-Sindicato e outras federações sindicais se fazem presentes no Congresso Nacional na luta pela garantia do dever constitucional dos servidores públicos e das instituições de ensino federais, até que a lei seja aprovada.