Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 01/10/2024 - Notícias
Veja como foi a sabatina com os(a) candidatos(a) a prefeito(a) de Jataí
O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) e o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino Superior do Estado de Goiás (Sint-IFESGO) realizaram, na tarde desta terça-feira (1°), uma sabatina com os(a) candidatos(a) a prefeito(a) de Jataí.
Participaram do evento o candidato Geneilton Assis (PL), sua vice Flaviane Scopel (Republicanos), e a candidata Soraia Rodrigues (PT) e seu vice Enio Rodovalho (PT). O candidato à reeleição do MDB, o atual prefeito, Humberto Machado, informou que não poderia participar por falta de espaço em sua agenda.
Durante a sabatina, cada candidato teve dez minutos iniciais para apresentar, de forma geral, suas propostas de campanha e entregar uma carta de compromissos para com a cidade de Jataí e seus cidadãos, assinada por cada candidato, em caso de eventual vitória.
Clique aqui e leia a carta de compromissos assinada pelo candidato Geneilton Assis.
Clique aqui e leia a carta de compromissos assinada pela candidata Soraia Rodrigues.
A sabatina aconteceu no Auditório Maior do Bloco Administrativo da Cidade Universitária da UFJ. O evento teve início às 14h e foi até às 16h. Houve transmissão ao vivo pelo canal Adufg-Sindicato. Veja o vídeo completo da sabatina logo abaixo.
1ª rodada de perguntas
O primeiro candidato a ser sabatinado foi Geneilton. Em suas falas ele adotou dois centros de atuação, em sua eventual gestão.
O primeiro deles consiste em aumentar a arrecadação do município, atraindo investimentos de pequeno, médio e grande porte para Jataí. “Se você não tem uma arrecadação onde você consiga cumprir com todas aquelas obrigações, fica difícil você investir e fazer todas as coisas que você almeja dentro do seu município”, resumiu.
Na sequência, o candidato promete desburocratização para atuação de empresários no município. “O que nós fazemos enquanto agentes políticos? Ser intermediários e fazer dar condições para que essas pessoas [empresários] possam produzir e desenvolver, e não ser entraves delas”, explicou.
Seu segundo eixo principal de ação, caso eleito, se concentra no lado social. Geneilton coloca como necessária a atuação do serviço social do município junto de entidades religiosas (de todas as crenças) a fim de alcançar a população mais vulnerável. “Dentro do nosso projeto de governo nós temos a construção de uma arena esportiva aqui para Jataí”, exemplificou ação voltada para o social.
Na sequência, os moderadores questionaram o candidato sobre projetos de integração entre a Prefeitura de Jataí e a UFJ, sobre as ações em conjunto com a universidade nos campos da saúde, cultura e esporte, perguntaram sobre acessibilidade ao campus, políticas de permanência estudantil e estratégias para atrair novos negócios (startups) para a cidade. As mesmas questões foram feitas a outra candidata.
2° rodada de perguntas
Na sequência, seguindo a ordem estabelecida por sorteio, a candidata Soraia Rodrigues assumiu a posição.
Temas como acessibilidade no campus e na cidade como um todo, permanência estudantil e as possibilidades de parceria entre a prefeitura e a universidade nos campos empresarial e social foram centrais em suas propostas.
“Em muitos projetos executados pela prefeitura, são contratadas empresas de fora e o aproveitamento dos recursos humanos e materiais da UFJ poderiam ser melhor explorados”, inicia abordando as possibilidades a serem exploradas em uma eventual gestão da petista. Segundo a candidata, a UFJ possui pessoal qualificado, técnica e conhecimento necessário para dar sequência a investimentos que muitas vezes são passados para empresas de fora, durante gestões anteriores. Para a petista, confiar na mão de obra local só resultará em boas oportunidades para todos, ela fala em “parcerias de mão dupla”.
Pensando em acessibilidade, a atual vereadora e presidente da Câmara do município promete criação de linhas de ônibus dentro e fora do campus, construção de um viaduto sobre a BR 264, além da construção de uma portaria extra na entrada da UFJ no bairro Estrela Dalva.
Por fim, pensando em estratégias para combater a evasão dos alunos na universidade, ela lembra de uma demanda que existe desde sua época enquanto militante do movimento estudantil: “Vamos atuar em sincronia com a UFJ para tornar real o projeto da moradia estudantil, que é uma reivindicação histórica dos estudantes”.
Os moderadores questionaram a candidata sobre projetos de integração entre a Prefeitura de Jataí e a UFJ, sobre as ações em conjunto com a universidade nos campos da saúde, cultura e esporte, perguntaram sobre acessibilidade ao campus, políticas de permanência estudantil e estratégias para atrair novos negócios (startups) para a cidade. As mesmas questões foram feitas ao outro candidato.
Vídeo completo da sabatina: