Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 09/11/2023 - Atuação política e sindical
Adufg-Sindicato e Proifes-Federação participam de mobilização em defesa do reajuste salarial e contra a PEC 32
Manifestação foi realizada em Brasília
Com o objetivo de chamar a atenção do Governo Federal para a pauta da categoria, o Adufg-Sindicato e a Proifes-Federação participaram nesta quarta-feira (08/11), em Brasília, da Jornada de Lutas dos Servidores Públicos Federais. Na ocasião, entidades sindicais de todo o País protestaram em defesa do reajuste salarial e de valorização dos servidores.
Até o momento, o governo não apresentou qualquer proposta de reajuste salarial para o próximo ano. No entanto, há a informação da reserva de aproximadamente R$ 1,5 bilhão no Orçamento 2024 para possíveis recomposições. O valor não é suficiente para reajustar nem mesmo em 1º os salários de todos os servidores. “A mobilização é fundamental para avançarmos nas negociações. O governo precisa sair dessa posição confortável de somente nos ouvir e apresentar, de fato, uma proposta para mudar o quadro”, afirmou a diretora de Assuntos Interinstitucionais do Adufg-Sindicato, professora Geovana Reis.
As entidades sindicais também se manifestaram em defesa da ampliação do orçamento do próximo ano. “Precisamos continuar vigilantes. Somente assim será possível conseguir negociar com o governo e defender a carreira da categoria docente e também das demais categorias de servidores”, ressaltou o 2º vice-presidente do Adufg, professor Luís Contim.
Na mobilização, também houve protesto contra a PEC 32/20, que trata da reforma administrativa e pode causar diversos prejuízos para os serviços como um todo. “O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, tem ameaçado colocar essa proposta tão absurda em votação. Se for aprovada, a PEC 32 pode acabar com a estabilidade e abrir margem para a terceirização de serviços públicos da mais diversas áreas”, destacou o diretor administrativo da entidade, professor Flávio Silva.