Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 27/07/2023 - Atuação política e sindical
Proifes-Federação participa de reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente
A Proifes-Federação, entidade à qual o Adufg-Sindicato é filiado, participou nesta quarta-feira (26/07), em Brasília, da segunda reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente dos servidores federais. A entidade foi representada pelo presidente, professor Nilton Brandão.
Diversas entidades representativas dos servidores públicos estiveram presentes. Na ocasião, foram discutidas as normas infralegais elencadas como itens prioritários da pauta de reivindicações dos servidores. São elas: São elas: Instrução Normativa 02/2018; Instrução Normativa 54/2021; Licença para Exercício Classista; Consignação Sindical; Decretos 9262/2018 e 10.185/2019; Decreto nº 9991/2019; Decreto n° 0.620/2021;PEC 32e PL 252/2003.
Durante o debate, representantes do governo reforçaram que a revogação das normas demanda um estudo mais aprofundado de diversas questões envolvidas no tema. Eles se comprometeram a realizar essa análise, com o objetivo de atingir um ponto comum e de avanço entre o governo e os servidores.
Sobre o decreto 10.620/2021, que trata da competência para a concessão e a manutenção das aposentadorias e pensões do regime próprio de previdência social da União, o governo informou que já encaminhou para todos os órgãos um documento suspendendo o cronograma de transferência e que está trabalhando na criação de um órgão gestor único.
“Tivemos uma reunião produtiva e creio que estamos avançando na resolução das demandas que impactam diretamente a vida dos servidores. O Proifes continuará presente nessa luta e buscando a imediata instalação da mesa de negociação setorial para que possamos discutir de forma específica a carreira e as perdas salariais dos docentes das universidades e institutos federais”, avaliou Nilton Brandão.