Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 21/07/2023 - Atuação política e sindical
Delegação do Adufg-Sindicato apresenta propostas de reestruturação sindical no XIX Encontro Nacional da Proifes-Federação
Representantes da entidade participaram da elaboração de três teses apresentadas durante o debate
A delegação do Adufg-Sindicato no XIX Encontro Nacional da Proifes-Federação colaborou oficialmente com as discussões do penúltimo debate do evento. Com o tema “Reestruturação sindical e o futuro da Proifes”, o debate foi realizado nesta sexta-feira (21/07).
A primeira colaboração do Adufg com o tema ocorreu por meio do texto “A Proifes-Federação e o conservadorismo sindical brasileiro: riscos e oportunidades”, de autoria do 2º vice-presidente da entidade, professora Luís Contim, e do diretor administrativo, professor Flávio Silva. “Temos uma nova janela de oportunidades. No entanto, se estamos pensando no fortalecimento da Proifes, também precisamos olhar para as fragilidades. Só assim conseguiremos, de fato, alcançar nossos objetivos”, afirmou Luís Contim.
A entidade também apresentou propostas por meio da tese “Renovar é (sobre) viver: democratizar o poder e expandir a Proifes-Federação”. O documento foi escrito por toda a delegação do Adufg-Sindicato, que também inclui os diretores Geci Silva (presidente), Luciene Dias (1ª vice-presidenta), Geovana Reis (Assuntos Interinstitucionais), Maria José (Assuntos Educacionais e de Carreira), Romualdo Pessoa (financeiro), Ana Kratz (Assuntos de Aposentadoria e de Pensão), além dos professores da UFG, Marilda Shuwartz e João Batista de Deus.
Ao apresentar a tese, o diretor administrativo da entidade, defendeu que a Proifes-Federação amplie sua articulação política nos estados. “Precisamos ir para as universidades e conversar com a comunidade acadêmica. Nosso diálogo também precisa ser ampliado com outras entidades que compõem o movimento sindical. É preciso ir além”, destacou Flávio Silva.
A 1ª vice-presidenta do Adufg-Sindicato também foi responsável pela apresentação do texto “Por um movimento sindical anti-machista”, que foi elaborado de forma conjunta com docentes de outras entidades sindicais. “Precisamos defender a participação de mais mulheres nos espaços de decisão da Proifes”, disse.