Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 24/03/2023 - Atuação política e sindical
Governo assina acordo e servidores públicos federais terão 9% de reajuste salarial
Documento também prevê aumento de R$ 200 no vale-alimentação
O Governo Federal e as entidades sindicais assinaram nesta sexta-feira (24/03), em Brasília, o acordo de reajuste salarial de 9% para os servidores públicos do Executivo. Haverá, ainda, aumento de R$ 200 no vale-alimentação. O Adufg-Sindicato e a Proifes-Federação participaram das negociações e estiveram presentes na formalização do acordo.
A proposta foi aprovada pela maioria das entidades que representam os servidores públicos federais. No Adufg-Sindicato, por exemplo, o reajuste linear foi respaldado por 83,28% dos votantes. Na consulta eletrônica da entidade, os participantes contrários à proposta somaram 16,42%, ao passo que somente um docente se absteve de votar.
Pelo acordo, o reajuste deve passar a valer a partir do mês de maio, com pagamento em junho. Para isso, o governo precisa encaminhar um projeto de lei ao Congresso Nacional para que o Orçamento de 2023 seja readequado às novas despesas. "Hoje mesmo vou falar com os líderes e explicar a necessidade da medida. É um ajuste simples", explicou a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
O diretor administrativo do Adufg-Sindicato e tesoureiro da professor Flávio Silva, participou, juntamente com o presidente da Proifes, professor Nilton Brandão, da solenidade de assinatura do acordo. Segundo ele, a partir de agora, o movimento sindical cobrará a instalação das mesas setoriais de negociação e revogação de atos que prejudicam os servidores e o serviços públicos. “Vamos precisar de muita mobilização para pressionar o governo pela campanha salarial de 2024. Continuaremos na luta para combater os efeitos dos desmontes promovidos pelos governos anteriores”, afirma.