Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 03/12/2024 - Na mídia

Mais da metade dos alunos chega ao 4º ano sem aprendizado mínimo em matemática, aponta TIMSS

Mais da metade (51%) dos alunos brasileiros chega ao 4º ano sem alcançar um nível mínimo de conhecimento em matemática, segundo avaliação internacional aplicada em 64 países e regiões. Os resultados do TIMSS (sigla em inglês para Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências) mostram que o desempenho do Brasil só supera o de três países avaliados.

A prova foi aplicada em 2023 e foi a primeira vez que o Brasil participou da avaliação, realizada pela IEA, uma cooperativa de instituições de pesquisa, órgãos governamentais e especialistas dedicada à realização de estudos e pesquisas educacionais.

Os estudantes brasileiros obtiveram uma média de 400 pontos. Desempenho que só supera o de Marrocos, Kuwait e África do Sul. Países como Azerbaijão, Uzbequistão e Irã conseguiram resultados melhores que os do Brasil.

A pontuação média alcançada pelos alunos brasileiros é a mesma indicada pela IEA como sendo a que corresponde à marca mínima de conhecimentos esperados para essa etapa. No entanto, os dados mostram que apenas 49% das crianças alcançaram a média.

Leia na íntegra: Folha de S.Paulo