Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 02/04/2025 - Notícias
Diretora de Assuntos Interinstitucionais, Geovana Reis participa da 1ª Reunião Ordinária Presencial do Plano do Fórum Nacional de Educação de 2025

Nos dias 27 e 28 de março, ocorreu em Brasília a 1ª Reunião Ordinária Presencial do Plano do Fórum Nacional de Educação (PNE) de 2025. O evento que reuniu representantes de movimentos sociais, entidades sindicais e demais agentes envolvidos no setor educacional do país, contou com a participação da Diretora de Assuntos Interinstitucionais do Adufg-Sindicato, professora Geovana Reis, que esteve como representante do PROIFES-Federação.
De acordo com a Diretora, entre os temas debatidos, o principal foi sobre o planejamento e andamento do Plano Nacional de Educação (PNE), que foi enviado ao Congresso Nacional em 2024.
“Foi discutido toda uma agenda e uma propositura de ações do fórum, para que no ano de 2025 a gente possa fazer com que essa pauta do Plano Nacional de Educação se torne a pauta central das políticas educacionais no Brasil” , acrescenta a Diretora.
O PNE é uma estratégia do governo federal para melhorar a qualidade do ensino no Brasil, estabelecendo metas e diretrizes para a educação em todos os níveis. Da creche à pós-graduação, por um período de 10 anos.
Criado por lei (Lei nº 13.005/2014), o PNE envolve governos federais, estaduais e municipais. E apesar de avanços, muitas metas não foram totalmente cumpridas, como a erradicação do analfabetismo e a equiparação salarial dos professores à média de outras profissões.
Geovana Reis conta que as novas reuniões do fórum estão previstas para acontecer mensalmente ao longo desse ano, com uma provável reunião plenária no mês de dezembro. Sendo a pauta principal das reuniões, o processo de discussão da produção do Plano Nacional de Educação.
“Será debatido também, uma série de ações que estão sendo feitas para desenvolvimento de uma metodologia de realização dos planos estaduais e municipais de educação que virão em desdobramento logo depois da aprovação do Plano Nacional de Educação” , finaliza.