Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 07/02/2025 - Notícias

Adufg-Sindicato participa da cerimônia de posse da nova diretoria do DIEESE

Adufg-Sindicato participa da cerimônia de posse da nova diretoria do DIEESE

O Adufg-Sindicato esteve presente na cerimônia de posse da gestão 2025-2026 do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), que ocorreu na manhã da última quarta-feira (05). Na ocasião, o Diretor do Sindsaúde e da Fenacsaúde, Ricardo Manzi, foi empossado como coordenador Regional do órgão. Estivemos representados pela 1ª Vice-Presidenta do sindicato, Luciene Dias. 

Além do coordenador, também foram empossados na Diretoria Regional, a Coordenadora Regional Secretária Márcia Abdala (Sinpma/CTB), José Geraldo de Santana (Fitrae/CTB), Napoleão Batista Ferreira da Costa (Sintego/CUT), Geraldo Pessoa (Sinpro GO/CTB), João Bernardino G. Neto (Sintsep GO/CUT) e José Humberto Mariano (Sindflego).

O Adufg-Sindicato é uma entidade sócia do Dieese, representando o departamento na liderança de debates que tramitam em âmbito federal. Em relação à luta por direitos sindicais, a entidade envolve não apenas professores sindicalizados da UFG, como toda a classe trabalhadora, sobretudo em relação à previdência. 

A 1ª Vice-Presidente do sindicato, Luciene Dias, enaltece a relação entre as entidades sindicais no que se refere à ampliação do acesso à informação. 

"Nosso Sindicato alimenta profundo respeito pelas lutas históricas implementadas pelas trabalhadoras e trabalhadores do Brasil. Reconhecemos a relevância do DIEESE para que, em tempos de fake news, possamos acessar dados e informações capazes de garantir cidadania plena."

Segundo Ricardo, o Adufg-Sindicato, atualmente, é uma referência no movimento sindical do estado de Goiás, representados fortemente pelo Presidente, Geci Silva, e pelo Diretor Administrativo, Flávio Silva. 

“É muito gratificante ter o apoio da ADUFG enquanto nossa filiada, para que nós possamos, de fato, discutir e criar estratégias de fortalecimento. De igual forma, para propor caminhos que possam organizar ainda mais o Movimento Sindical, frente a uma série de projetos de lei que estão tramitando no Congresso Nacional, muitos contra a classe trabalhadora”, ressalta o diretor.

O Dieese

O Dieese nasceu na década de 1950, graças ao movimento sindical iniciado com o objetivo de assessorar tecnicamente a classe trabalhadora. 

Atualmente, o departamento tem relevância nacional, priorizando a luta pela qualidade de vida da população, por meio da formulação de políticas públicas, como emprego, trabalho e renda. A federação também é um instrumento de negociação trabalhista, fornecendo informações importantes aos sindicatos. 

“Somos um instrumento de luta da classe trabalhadora, que precisa ser fortalecido, para que, de fato, as entidades sindicais possam ser subsidiadas com informações precisas. Esses dados serão fundamentais nesses processos de negociações para a construção de direitos da classe trabalhadora”, finaliza Ricardo.