Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 05/12/2024 - Notícias

Adufg Sindicato recebe os aposentados para um café da manhã e atualização de pautas

O evento contou com a participação de representantes da diretoria do Adufg-Sindicato e atualizou aposentados sobre as ações feitas durante o ano

Adufg Sindicato recebe os aposentados para um café da manhã e atualização de pautas

O Adufg-Sindicato realizou, nesta terça-feira (3/12/2024) encontro com a participação de professores aposentados filiados para debate e balanço das mobilizações sindicais e institucionais, realizadas durante o ano de 2024. Para além das discussões práticas, que envolveram as demandas sobre apensamento da PEC 6/2024 à PEC 555/2006, também foi uma oportunidade para o grupo socializar, interagir e confraternizar. 

A Diretora de Assuntos de Aposentadoria e Pensão do Adufg, Ana Christina Kratz, destacou a importância desse tipo de evento para os aposentados filiados ao sindicato. “Este é um evento fundamental de congregação das pessoas em torno da pauta de lutas contra a nossa crescente perda de direitos. A mobilização é exatamente fazer com que cada aposentado se torne um agente multiplicador e transformador”, reforçou. 

Balanço de 2024

O presidente do Adufg, Geci Silva, reiterou as principais ações realizadas pelo sindicato ao longo de 2024 e atualizou sobre o andamento do acordo assinado pelo Proifes-Federação com o governo federal. Entre elas, benfeitorias e serviços prestados pelo sindicato aos filiados, tanto ativos quanto aposentados: atendimentos oferecidos pelo Espaço Saúde, fundo de reserva,  planos assistenciais, atendimento jurídico, hospedagem e utilização da Sede Campestre (que este ano passou por uma reforma), realização de eventos internos (como a Festa do Professor e da Professora e o Baile Adufg) , novo canal de comunicação inaugurado em outubro (PodAdufg), além do Jornal do Professor, da  Revista Travessia e dos portais digitais (site e redes sociais, com informativos diários). 

Geci ainda falou sobre os projetos associados à UFG, como a criação do Portal do Servidor Aposentado, com acesso a e-mail e sobre a carteirinha institucional, destinada aos servidores aposentados. 

A novidade com relação às carteirinhas foi celebrada pela diretora Ana Kratz. “Essa pauta foi apresentada às candidatas à Reitoria. E entre as nossas indicações mais fortes era deixarmos de ser invisíveis para a Universidade. Vamos poder passar nas catracas dos estacionamentos, poderemos ter acesso aos acervos da biblioteca, coisas que eram negadas para os aposentados. Então, isso é uma grande conquista política”, lembrou Kratz. 

Participação dos aposentados no Sindicato

A Diretora de Assuntos Interinstitucionais, Geovana Reis, encerrou os debates enfatizando a importância da participação e da mobilização dos aposentados no Adufg. “Toda vez que eu me encontro com esse grupo, eu me revitalizo. Porque eu acho que uma coisa muito legal que os grupos de aposentados têm, e que o sindicato faz, que é construir mecanismos para que os nossos aposentados sempre tenham atividades, convivência e atuação política”, pontuou. 

Geovana fez questão de destacar que para o Sindicato, a participação dos aposentados é fator crucial e indispensável, como atores ativos nas demandas internas. “Uma coisa muito importante no nosso sindicato é estar sempre preocupado em criar mecanismos para que os nossos aposentados estejam presentes com as suas exigências ou pautas específicas, que vão desde a luta em relação ao fim da taxação da previdência que vocês pagam, até atividades de lazer, atividades de viagem”, finalizou. 

As ações, que contam com a participação dos aposentados, são uma forma de os professores continuarem atuantes no meio e lutarem pelos seus direitos, conjuntamente. “É uma maneira de a gente socializar e ir atrás dos nossos interesses”, declarou a professora aposentada, Olinda Oliveira. 

Para a professora Cintya Costa, eventos como este, promovidos pelo Adufg-Sindicato, são oportunidades para os aposentados estarem inteirados sobre as discussões e de unirem-se pelas causas. “Já somos ativas nesse processo fora dessas confraternizações, mas, aqui também é um momento de encontro daqueles que nós não vemos no dia a dia. Acho muito importante porque isso fortalece as nossas militâncias sobre causas, como a PEC 06”, ressaltou a aposentada.