Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 02/12/2024 - Notícias
Adufg-Sindicato realizou evento “Narrativas e Presenças Negras em Jataí - Rumo à Construção de uma Sociedade Antirracista”
O Adufg-Sindicato realizou um evento em Jataí a fim de compartilhar narrativas e reforçar as presenças negras na cidade. A roda de conversa, que contou com a presença de professores sindicalizados e não sindicalizados, além de representantes políticos do município, teve como principal objetivo dar sequência à construção de uma sociedade antirracista, criando, ao mesmo tempo, espaço de acolhimento para essas narrativas.
Para além do envolvimento do sindicato, o evento foi organizado pela professora Luciana Elias, da UFJ.
Estiveram presentes a 1ª vice-presidenta do Adufg-Sindicato, professora Luciene Dias, o 2° vice-presidente da entidade, professor Luís Contim, os vereadores eleitos Guilherme Alves (MDB) e Durval Júnior (Republicanos), além da liderança comunitária Maria do Perpétuo Socorro Oliveira Lopes. A atividade aconteceu na sede Jataí do Adufg-Sindicato e durou cerca de duas horas.
Luciene faz avaliação positiva do encontro, reforçando os encaminhamentos que saíram do encontro. Tanto os representantes do sindicato, quanto os da universidade e da sociedade civil se comprometeram a dar sequência às ações antirracistas concretas que devem ser levadas adiante nessas três frentes. Por fim, a vice-presidenta destacou que “ações como essa são fundamentais para implementar uma política antirracista, a partir da ação sindical”.
Projetos de Lei
Na ocasião, o vereador eleito Guilherme Alves apresentou duas minutas de projetos de leis voltados para a comunidade negra da cidade. Um deles prevê a reserva de 20% das vagas nos concursos e processos seletivos da administração pública direta destinadas às pessoas negras. O segundo documento traz a instituição da Semana da Consciência Negra em Jataí, que traz eventos educacionais e culturais voltados para conscientização da comunidade sobre “as contribuições da comunidade negra para construção da nossa sociedade”, conforme destaca o parlamentar eleito.
Guilherme Alves se comprometeu em apresentar ambos os Projetos de Lei ainda no mês de fevereiro, assim que o recesso parlamentar chegar ao fim. “A gente precisa de representatividade de fato”, resumiu.