Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 27/11/2024 - Notícias

Adufg-Sustentável: sindicato realiza visita à cooperativa que faz o manejo dos resíduos da entidade

Adufg-Sustentável: sindicato realiza visita à cooperativa que faz o manejo dos resíduos da entidade

O Adufg-Sindicato realizou visita à Cooperativa de Trabalho de Catadores de Materiais Recicláveis Dom Fernando (Cooprec), grupo que realiza a separação e posterior comercialização dos resíduos recicláveis da entidade sindical. A parceria com o grupo se dá dentro do projeto Adufg-Sustentável, que busca adequar as práticas do sindicato aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU. 

A diretora de relações interinstitucionais do Adufg-Sindicato, professora Geovana Reis, reforça que tanto os resíduos produzidos na sede Goiânia, quanto os da Sede Campestre da entidade estão sendo enviados à Cooprec. “Uma ação que, não só colabora com a sustentabilidade, mas também colabora com a possibilidade de construção de rendas alternativas para uma comunidade inteira”, resumiu a docente. 

A coordenadora do projeto Adufg-Sustentável, professora Marilda Shuvartz, explica que na Cooprec não é feita a produção de nenhum material usando os produtos recicláveis, apenas a separação e venda da matéria-prima bruta para outras entidades. Para além da questão ambiental, a professora também reforça o valor social da parceria: “Nós optamos por enviar para cá, porque a gente apoia o cooperativismo, apoia essas famílias que vivem desse trabalho da reciclagem”. 

Nair Rodrigues, a diretora administrativa da Cooprec, explica que são 23 cooperados, sendo 16 mulheres e sete homens. Ela explica que, em oito horas de trabalho diário, os cooperados manejam mais de 130 toneladas de resíduos mensalmente, das quais menos da metade volta para os aterros, o restante é reaproveitado. A parceria entre o Adufg-Sindicato e a Cooprec é uma forma de estimular a reciclagem e reutilização dos resíduos, e também estimula o surgimento de fontes de renda alternativas.

Veja o vídeo abaixo para mais informações: