Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 14/11/2024 - Notícias

Fala Professor - Valorização do campo brasileiro

Fala Professor - Valorização do campo brasileiro

Um dos grandes empecilhos para o desenvolvimento rural brasileiro está na dificuldade que os produtores rurais encontram ao escoar sua produção. Quando se trata de alimentos as barreiras impostas são ainda maiores, justamente porquê a diversidade do que consumimos como alimentos é proveniente da agricultura familiar. Esse termo agricultura familiar ganhou visibilidade no Brasil a partir da década de 1990, após diversas iniciativas populares, apoiadas por pesquisadores, desenvolvidas na tentativa de alterar as condições de vida dos “pequenos agricultores” ou dos agricultores, até então, tratados como “de subsistência”, para que esses tivessem mais acesso às políticas públicas e fossem valorizados a partir do que realmente representam para a sociedade.

Após quase 30 anos desse reconhecimento, a agricultura familiar ainda carece de visibilidade, valorização e desenvolvimento. Parte dessa carência se deve à maneira como os consumidores aprenderam a consumir, a comprar sem saber de onde vem. Esse consumo frenético, que faz com que os mercados tenham que ter tudo a todo tempo, criou o que atualmente chamamos de cadeia de produção de alimentos, que envolve os produtores rurais, o transporte, o armazenamento, o processamento e a distribuição até que o alimento chegue aos consumidores finais.

Para a maioria dos agricultores (as) familiares, a família é a própria cadeia de produção de alimentos, pois é ela que cuida de todo o processo produtivo, o armazenamento, o processamento e a distribuição, principalmente em canais curtos de comercialização. Assim, é fundamental que o consumidor conheça os produtos oriundos da agricultura familiar, que carregam consigo um grande potencial de desenvolvimento rural, para garantir visibilidade à essa categoria, considerada por seus aspectos econômicos, sociais, ambientais e culturais.

Nesse sentido, a Agro Centro-Oeste Familiar que completará 25 anos de existência, se consolidou como o maior evento da agricultura familiar do Centro-Oeste brasileiro. Esse evento dá voz ao agricultor e visibilidade aos seus produtos, sua cultura e sua relevância na geração de emprego e renda e na manutenção de um campo social e ambientalmente mais equilibrado.

Em 2025 a Agro Centro-Oeste Familiar (ACOF) será realizada no Centro de Eventos Prof. Ricardo Freua Bufáiçal em Goiânia-GO, no período de 04 a 07 de junho e promete trazer toda a diversidade do campo, desde produtos alimentícios in natura e processados, até artesanatos, atrações culturais e cozinha camponesa. A sociedade goiana terá a oportunidade conhecer, provar e adquirir produtos diretamente dos homens e mulheres do campo. Além de participar de diversas atividades que permeiam o campo brasileiro e que impactam diretamente na vida da população brasileira.

Em sua 22ª edição, a ACOF mostrará mais uma vez o potencial que a agricultura familiar tem de garantir segurança alimentar e nutricional, utilizando sustentavelmente os recursos ambientais e diminuindo as desigualdades sociais no campo de na cidade. Venha, participe você também da riqueza da agricultura familiar, seus povos e sua cultura.

obs: O conteúdo presente na publicação é de inteira responsabilidade do autor.