Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 24/07/2024 - Notícias

Projeto coordenado por professor da UFG recebe dois prêmios na Trade Tur Goiás 2024

Projeto coordenado por professor da UFG recebe dois prêmios na Trade Tur Goiás 2024

O projeto “Óia Passarinhar”, da Universidade Federal de Goiás (UFG), recebeu dois prêmios Trade Tur Goiás 2024, que reconhecem iniciativas de sucesso no aprimoramento do turismo local. Desenvolvido pelo Laboratório de Etnobiologia e Biodiversidade, o projeto une turismo e proteção ambiental do Cerrado, com foco na fauna. O professor Arthur Bispo, coordenador do projeto, e Marcelo Lisita, guia turístico, receberam os prêmios durante o Seminário de Turismo – 2° Encontro Regional de Governança, ocorrido em 27 e 28 de junho, em Formosa (GO).

“É um projeto de lazer, que envolve a comunidade, mas para nós ele tem o objetivo de trabalhar a conservação das espécies”, resumiu Bispo.

Com 10 anos de existência, o projeto de extensão se dedica à formação científica dos estudantes de ciências naturais e à capacitação de profissionais que promovem a conservação ambiental. Seu foco está na observação de pássaros, seus hábitos e relação com o ecossistema. Durante a premiação, foram debatidas as atividades turísticas nas regiões de Terra Ronca, Chapada dos Veadeiros e Encantos do Planalto Central, abrangendo a região Nordeste do estado até o Entorno do Distrito Federal.

Bispo destacou que o projeto conta com 210 membros e já formou 350 pessoas especializadas. O Óia Passarinhar está presente em 27 municípios e três estados. "Esse é um projeto coletivo, que une a universidade e a sociedade", explicou. O docente apontou quatro eixos principais das atividades do grupo: observação de aves, estímulo à ciência cidadã, formação e capacitação da comunidade local, e divulgação científica.

O Projeto Óia Passarinhar compartilha dados em plataformas colaborativas como eBird, Wikiaves e Xenocanto. “Estimulamos a produção de conhecimento, o fortalecimento da Ciência Aberta e da Ciência Cidadã, e a disseminação dos dados”, afirmou Bispo.

À frente do projeto
 
O professor Arthur Bispo é graduado em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mestre e doutor em Biologia Animal pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de São José do Rio Preto, e pós-doutor em Ecologia e Evolução pela UFG. Na UFG, sua pesquisa foca na Ecologia de Aves e Conservação da Biodiversidade (Ornitologia e ecologia da paisagem), explorando a interação da biodiversidade com o ambiente em constante mudança. Bispo leciona no curso de Educação Intercultural, com foco na formação de professores indígenas, e é um dos responsáveis pelo Laboratório de Etnobiologia e Biodiversidade.

A participação nas atividades do Óia Passarinhar é aberta e gratuita para toda a sociedade. No perfil Instagram do projeto (@oia_passarinhar), é possível acessar um link para filiação ao grupo.