Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 16/07/2024 - Notícias

Observatório do Estado Social Brasileiro divulga estudo sobre as consequências das políticas de ajuste fiscal no estado do Rio Grande do Sul

Observatório do Estado Social Brasileiro divulga estudo sobre as consequências das políticas de ajuste fiscal no estado do Rio Grande do Sul

O Observatório do Estado Social Brasileiro divulgou um relatório intitulado "O Ardil do Povo pelo Povo – a Previdência Social, a Austeridade Fiscal e a Estatização dos Riscos no Rio Grande do Sul". O estudo, fundamentado em dados secundários, análise documental, literatura especializada e mapeamentos sistemáticos, examina as consequências trágicas das políticas de ajuste fiscal no estado do Rio Grande do Sul.

O relatório adota uma perspectiva de análise global, destacando que não se pode dissociar os eventos locais das mudanças econômicas e políticas resultantes da agenda de ajuste fiscal. As políticas de desregulamentação, uma característica marcante do neoliberalismo, não pouparam as áreas ambientais do estado e da capital, Porto Alegre. Para ler a íntegra do documento, clique aqui.

Rede de pesquisa
O Observatório do Estado Social Brasileiro é uma iniciativa de pesquisadores da Universidade Federal de Goiás (UFG). O projeto reúne informações e dados relevantes sobre as ações do Estado Social, como: índices de escolaridade da população, previdência, trabalho, programas sociais, saúde, regime fiscal, democracia e outros. Os dados subsidiam pesquisas e estudos, mas também podem ser acessados pela comunidade. O Adufg-Sindicato é parceiro da iniciativa.