Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 12/07/2024 - Notícias

Diretor administrativo do Adufg-Sindicato defende memorial e se torna professor titular da UFG

Diretor administrativo do Adufg-Sindicato defende memorial e se torna professor titular da UFG

O diretor administrativo do Adufg-Sindicato, professor Flávio Silva, defendeu, na tarde desta sexta-feira (12/07), seu memorial pela busca da promoção ao cargo de docente titular da Faculdade de Agronomia. O docente, que também é vice-presidente do Proifes-Federação e presidente da Central Única dos Trabalhadores de Goiás (CUT-GO), teve o memorial aprovado com nota máxima em todos os incisos.

Durante a apresentação, Flávio compartilhou sua trajetória, desde a infância na cidade de Guaraí, no interior do Tocantins, passando pela atuação profissional na UFG, até chegar nas conquistas pelo movimento sindical. “Chegar à posição de titular é fruto de uma longa jornada de trabalho e dedicação”, relembrou orgulhoso de seu percurso profissional. Antes de ingressar na UFG, o docente integrou os quadros da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) e da Universidade Estadual de Goiás (UEG). 

Flávio ingressou na UFG como professor substituto ainda em 2006 e se tornou efetivo em 2008. O docente também atuou na área de pesquisa e passou a fazer parte do movimento sindical desde seus primeiros meses na instituição. “Passei praticamente por todas as disciplinas do curso. Apesar da minha participação intensa no movimento sindical, nunca deixei de me envolver com a pesquisa”. 

Ao final da defesa do seu memorial, Flávio agradeceu seus familiares, colegas da universidade e do movimento sindical, alunos e amigos pela contribuição com sua trajetória acadêmica. Comporam a mesa avaliadora os professores Edésio Fialho Reis, da Universidade Federal de Jataí (UFJ), Márcio Caliari, da Agronomia da UFG, Simone Silva Machado, do Instituto Federal de Goiás (IFG), e Eliane Teixeira Mársico, da Universidade Federal Fluminense (UFF). 

No Adufg-Sindicato

Durante a defesa do memorial, Flávio expôs parte de sua trajetória no Adufg-Sindicato, que começou pouco tempo após sua entrada na UFG. No início, ele era diretor adjunto. Com o passar do tempo foi ocupando mais espaço na luta sindical, e alcançando cargos de maior liderança. Foi presidente por dois mandatos seguidos, além do envolvimento com a Proifes-Federação (como tesoureiro e, atualmente, como vice-presidente).

O docente liderou a construção das sedes do Adufg-Sindicato em Goiânia e Jataí. Também teve papel fundamental nas inauguração das sedes de Catalão e Cidade de Goiás. A conquista da carta sindical do Adufg também contou com sua contribuição.