Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 28/06/2024 - Notícias

Proifes dá mais um passo para a consolidação do acordo salarial

Outras entidades que haviam se recusado também assinaram o mesmo acordo pactuado pela Federação

Proifes dá mais um passo para a consolidação do acordo salarial
Foto: Reprodução/Proifes-Federação

O Proifes-Federação assinou na tarde de quinta-feira (27/06), o termo aditivo do acordo já firmado pela entidade com o Governo Federal. O documento antecipa para ao mês de abril de 2026 o reajuste de 3,5% que estava previsto para maio do mesmo ano. 

Importante lembrar que o acordo salarial foi assinado em maio, graças à forte atuação do Proifes ao longo de debates nas mesas de negociação. Outras entidades, que prolongaram a greve e colocaram em risco o reajuste de 2025, também decidiram assinar o documento pactuado pelo Proifes.

O aditivo assinado prevê, ainda, a formação de grupos de trabalho para discutir o reenquadramento dos aposentados na nova estrutura da carreira, as questões ligadas à entrada lateral e a revogação da Instrução Normativa nº 15, que trata dos adicionais de insalubridade.

“A assinatura desse termo é o próximo passo natural nas relações que o Proifes vem construindo com o governo desde a primeira mesa de negociação”, afirma Flávio Silva, diretor administrativo do Adufg-Sindicato e vice-presidente da Federação. 

Acordo salarial

O acordo assinado no mês de garantiu reajuste de 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em abril de 2026. O governo também acatou as reivindicações do Proifes e anunciou a substituição das classes A/D I e B/D II por uma Classe de Entrada, o que torna o início da carreira mais atrativa. 

A contraproposta do Proifes, no que diz respeito aos steps, também foi acatada pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), com 4,5% em 2025 e 5% em 2026.