Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 03/05/2024 - Notícias

Nota da diretoria do Adufg-Sindicato sobre a deflagração de greve na UFG

Nota da diretoria do Adufg-Sindicato sobre a deflagração de greve na UFG

A respeito da deflagração de greve da categoria docente da Universidade Federal de Goiás (UFG), com início na próxima terça-feira (07/05), a diretoria do Adufg-Sindicato informa que todos os trâmites legais estão sendo rigorosamente cumpridos. A entidade sindical já comunicou, oficialmente, à reitoria sobre a decisão dos docentes e solicitou uma reunião para tratar de diversas questões sobre o assunto. O documento foi protocolado nesta quinta-feira (02), conforme divulgado em https://www.adufg.org.br/noticias/2-noticias/11320-adufg-sindicato-comunica-reitoria-da-ufg-sobre-deflagracao-de-greve-com-inicio-a-partir-de-7-de-maio.

O sindicato também já encaminhou a produção de materiais de divulgação sobre o movimento, que, a partir de segunda-feira (06), estarão espalhados por todos os campus da UFG. A diretoria do Adufg-Sindicato, após a tomada da decisão pela greve de forma democrática, por meio de plebiscito eletrônico realizado entre os dias 25 e 30 de abril (conforme deliberado em Assembleia Extraordinária), entende que o caminho a seguir é a paralisação das atividades.

A diretoria do Adufg-Sindicato também convocará, nos próximos dias, uma reunião com o Conselho de Representantes. O objetivo é construir uma comissão de mobilização dentro da UFG, para desenvolver atividades e visitar as unidades acadêmicas. Em relação à assembleia, a convocação deverá ocorrer tão logo o Governo Federal se manifeste sobre a contraproposta encaminhada pela Proifes-Federação.

Os professores e professoras também estão convidados para que frequentem o Adufg-Sindicato e participem das atividades que serão definidas. Serão propostas palestras e discussões sobre os temas que colocaram a categoria em greve e, também, a respeito de assuntos que envolvem a conjuntura nacional. O DIEESE, inclusive, já está sendo convidado para uma primeira palestra.

Por fim, a diretoria do Adufg-Sindicato pede que a comunidade acadêmica esteja alerta e não caia em fake news. Todas as informações relacionadas à greve, bem como a respeito das negociações, continuarão sendo divulgadas diariamente nos canais oficiais do Adufg-Sindicato, que é o representante da categoria definido e explicitado em registro no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). São eles: site (www.adufg.org.br), Instagram, Facebook e Twitter (@adufgsindicato) e e-mail. A diretoria da entidade sindical também reitera, mais uma vez, seu compromisso em estar à frente da luta pelos direitos da categoria, pela recomposição das perdas salariais e pela reformulação das carreiras do Magistério Superior e do EBTT.

Reajuste salarial não é favor, é direito!


Goiânia, 03 de maio de 2024
Diretoria do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás