Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 29/11/2023 - Notícias

Projeto patrocinado pelo Adufg-Sindicato vence Prêmio Senatran 2023

Tese de Conclusão de Curso de Ana Beatriz Stringhini foi destaque na categoria ‘Vias Seguras’

Projeto patrocinado pelo Adufg-Sindicato vence Prêmio Senatran 2023

O projeto “Quintal das Cores” é o destaque na categoria “Vias Seguras”, do Prêmio Senatran 2023. A Tese de Conclusão de Curso (TCC) da então estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFG, Ana Beatriz Stringhini, tem como objetivo repensar as vias públicas com foco na experiência do pedestre. O trabalho de Ana Beatriz também conquistou o 1° lugar no prêmio TCC 2023 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU-GO). O Adufg-Sindicato é um dos patrocinadores da iniciativa, que transformou uma área perigosa para pedestres em um espaço de convivência.

A premiação do Senatran é iniciativa do Ministério dos Transportes, através da Secretaria Nacional de Trânsito, e tem por finalidade reconhecer instituições, profissionais e acadêmicos que valorizam a segurança no trânsito em suas áreas de atuação, além de incentivar a inovação, projetos, boas práticas e produção científica relacionados à segurança viária no trânsito.

O objetivo do projeto de Ana Beatriz era realizar uma intervenção temporária em frente ao estacionamento do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) IV, no Campus Samambaia. Com intuito de reocupar a via para os pedestres, o “Quintal das Cores” modificou o espaço que é dividido com veículos. Cadeiras de praia, pinturas, pallets, decorações e cones delimitavam o espaço para os automóveis e, ao mesmo tempo, convidava o pedestre a permanecer no local.

Ao Adufg-Sindicato, Ana Beatriz explicou um pouco sobre o processo de implementação do projeto. A calçada interrompida por um estacionamento, justamente em uma das entradas mais movimentadas do campus, motivaram a então estudante. A autora contou que o conceito que guia o projeto é o do “Urbanismo Tático”, e sua meta era de “tornar mais segura [a via] e criar um novo espaço de convivência”.

A orientadora do projeto, professora Erika Kneib compartilhou o desejo de replicação da iniciativa em outros ambientes da UFG. “Quem sabe a gente não vai ter um espaço de convivência permanente nesse lugar que é tão potencial”, declarou.

Urbanismo Tático
Segundo estudo acadêmico “Urbanismo Tático como teste do espaço público” (dos autores Adriana Sansão, Melisa Pessoa, Adelita Araújo, Joaquín Sabaté e Larissa Neves) o conceito é recente e possui ampla adesão por empresas, governos e ONG’s.

O trabalho define Urbanismo Tático como uma “abordagem para construção e ativação de uma vizinhança, usando intervenções e políticas de curto prazo e baixo custo, que permitam a imediata recuperação, redesenho ou programação do espaço público, visando futuras transformações”.