Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 01/07/2021 - Notícias

“Terceirizar o serviço público trará grande prejuízo para a sociedade”, afirma advogado Rodrigo Casali em seminário do Adufg-Sindicato

Na segunda live do evento, foram discutidos o sucateamento dos serviços públicos e a precarização do trabalho

“Terceirizar o serviço público trará grande prejuízo para a sociedade”, afirma advogado Rodrigo Casali em seminário do Adufg-Sindicato

“Tudo que se terceirizou até hoje não foi melhorado. O que vemos são piores condições para os trabalhadores e para o fornecimento dos serviços. Então, terceirizar o serviço público trará um grande prejuízo para a sociedade”. A afirmação foi feita pelo advogado Rodrigo Guedes Casali na noite desta quarta-feira (30/06), no seminário “Impactos da Reforma Administrativa”. Na ocasião, foram discutidas questões relacionadas ao sucateamento dos serviços públicos e a precarização do trabalho. O seminário é promovido pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato).

No segundo dia do evento virtual, promovido pelo Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato), o especialista em Direito e Processo do Trabalho conversou com a diretora de Convênios e de Assuntos Jurídicos da entidade, professora Ana Christina de Andrade Kratz.

De acordo com o advogado, o efeito da proposta do Governo Federal pode ser devastador. “Se, hoje, o serviço público é qualificado em todas as áreas, isso ocorre porque é oferecido um bom estímulo. A diminuição de salários afastaria servidores, causaria o sucateamento e reduziria a qualidade dos serviços”, complementa o Rodrigo.

A diretora de Convênios e de Assuntos Jurídicos do Adufg, professora Ana Christina de Andrade Kratz, que mediou a live, também demonstrou descontentamento com a proposta. “É preciso entender que a lógica do serviço público não é a lógica do lucro. Além disso, a eficiência atribuída à iniciativa privada não necessariamente acontece nos serviços terceirados. Por isso, temos que aprofundar nesta discussão para que as pessoas entendam que a terceirização não significa a melhoria do serviço público, e sim a precarização dele”, conclui a professora.

Programação

O seminário “Impactos da Reforma Administrativa” chega ao seu último dia nesta quinta-feira (1º/07), com a presença do deputado federal Elias Vaz (PSB-GO). Com o tema “Reforma administrativa: mais uma ferramenta de desmonte do Estado”, a live será mediada pelo diretor administrativo do Adufg, professor João Batista de Deus, com transmissão no YouTube e no Facebook (@adufgsindicato).