Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 16/12/2020 - Notícias
Museu Antropológico da UFG lança nova exposição
A Universidade Federal de Goiás (UFG) lançou na tarde de terça-feira (15/12), a exposição “Redes, Saberes e Ocupações: 50 anos do Museu Antropológico”, que é resultado de dois anos de trabalho e preparação. Por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a solenidade foi transmitida pela internet e o local permanece fechado. Quando houver condições epidemiológicas, a exposição será aberta ao público. O museu deve oferecer também uma experiência em 360° da exposição no site do órgão nas próximas semanas.
No total, a exposição é composta por quatro módulos que ocupam espaços diferentes do museu. Foram dois anos de trabalho e preparação. Para compor a iniciativa, a equipe utilizou o acervo, que conta com 200 mil testemunhos arqueológicos, seis mil artefatos etnográficos e oito mil documentos, como fotos, mapas e desenhos. Movimentos sociais parceiros também contribuíram com a exposição. Por meio de todo o material, o museu refaz sua trajetória de 1969 até os dias de hoje.
Segundo o diretor do local, professor Manuel Ferreira Lima Filho, o museu nasceu na perspectiva de manter a identidade da população que vive no Centro-Oeste. “Os primeiros movimentos foram de resgate das culturas indígenas, que estavam ameaçadas. A instituição atua no ensino, na pesquisa, na extensão e tem compromisso de devolver a produção científica para a população”, explica.
O docente lembra que, no local, são formados profissionais por meio do curso de Museologia e de estágios de vários cursos da UFG. “Nossa exposição resgata parte da história, que foi construída de forma compartilhada com movimentos sociais através de coletivos indígenas, quilombolas e urbanos”, diz.
A programação prevê atividades lúdicas, como oficinas de argila e pintura, com espaço simulado de escavação de sítios arqueológicos. Também estão expostas fotografias que registram pesquisas e ações científicas desenvolvidas pelo museu, além de objetos coletados em expedições.
Importante destacar que o prédio passou por reforma. O Museu Antropológico fica localizado na Praça Universitária, no Setor Leste Universitário, em Goiânia.