Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 10/04/2025 - Notícias

Do AM para o FM: Conheça a Rádio UFG 88,5 FM

Do AM para o FM: Conheça a Rádio UFG 88,5 FM

Visando aproximar-se cada vez mais do público ouvinte, a Rádio Universitária agora é Rádio UFG. Recentemente, a Universidade Federal de Goiás apresentou a nova estrutura do veículo de comunicação, motivada pela necessidade de ampliar o público e renovar a sua identidade.

A mudança na operação da amplitude modulada (AM) para frequência modulada (FM) possibilita uma maior qualidade do som e o uso de equipamentos de transmissão mais modernos. Essas alterações obedecem ao conteúdo disposto no Decreto 8.139/2013, que determinou a extinção do serviço de radiodifusão sonora em ondas médias de caráter local e sua possibilidade de adaptação para a execução do serviço em frequência modulada (FM). 

Além disso, houve mudanças no perfil da programação, que passou a investir em programação musical aliada a boletins informativos. A renovação foi cuidadosamente pensada por anos, com consultoria e oferta de oficinas de capacitação para a equipe. O processo exigiu ainda documentação, aquisição de material e fomento de parcerias. 

Em entrevista, o Secretário de Comunicação da UFG, Sálvio Farias, conta que o processo de transição de frequência foi planejado e aguardado durante oito anos para que, em 2023, o nascimento ganhasse forma. 

"Passamos a oferecer uma série de oficinas para os servidores da Rádio, com o intuito de criar um novo desenho da programação, novo nome, identidade sonora e visual.  Houve também um incremento das equipes com o auxílio do Gabinete da Reitoria e a aquisição de equipamentos cedidos pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), dentre outras iniciativas”, explicou o secretário. 

Além disso, ele destacou o processo de parceria com os cursos da FIC, a partir da oferta de campo de estágio e espaço laboratorial, além de comentar sobre as expectativas da nova fase do veículo.

"Estamos apostando muito na nova versão da Rádio, pois ela será um forte incremento ao sistema de Comunicação da UFG, ao lado da TV, Jornal UFG, Portal, Reitoria Digital e perfis em redes sociais que somam mais de meio milhão de seguidores. A Rádio UFG ajudará a expandir a nossa comunicação com a sociedade e divulgação de tudo que a UFG produz em termos de pesquisas, ações de extensão e produção artística". 

A Diretora da Rádio UFG, Márcia Boaratti, enalteceu a competência multiplataforma do veículo que, a partir do aumento do alcance, possibilita a divulgação do conteúdo universitário para o mundo via redes sociais. 

“Ganhamos muito em Goiânia com a mudança para o FM. Como o professor Colemar pensou, em levar o conteúdo da universidade para o mundo, conseguimos produzir nas redes sociais, porque hoje a rádio é pensada multiplataforma. A gente não tem só a transmissão via antena, a gente tem a transmissão no streaming, em aplicativos, nós temos produtos em plataformas digitais, além da repercussão nas redes sociais”, esclarece a servidora.

60 anos de história

A Rádio Universitária UFG foi criada em 1962, a partir de uma resolução da Reitoria da Universidade Federal de Goiás, liderada pelo reitor Colemar Natal e Silva. A concessão foi uma das pioneiras da radiodifusão educativa e contou com o apoio do então ministro da Justiça, Alfredo Nasser. 

A instalação ocorreu em 1965, com coordenação de Ivo Pinto de Melo, primeiro diretor da emissora. Estiveram presentes o ex-presidente da República, Juscelino Kubitschek, e o então governador de Goiás, Mauro Borges. 

Após um incêndio que destruiu parte do acervo e equipamentos, a rádio foi transferida para o atual endereço, na Alameda das Rosas, em 1979. Sua contribuição vai além da produção de conteúdo para os ouvintes: funciona como laboratório de vários cursos além do Jornalismo, como Música, Informática e Gestão da Informação. 

“Nosso primeiro reitor, Colemar Natal e Silva, que inaugurou a Rádio Universitária, estaria muito orgulhoso. A Rádio UFG sempre fez e continuará fazendo a diferença no rádio goiano”, destacou a Reitora Angelita Pereira de Lima no ato de inauguração.