Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 08/04/2025 - Notícias
O PodAdufg #13 será sobre os desaparecidos da Guerrilha do Araguaia

Na quinta-feira (10), às 10h, vai ao ar a segunda edição de abril do PodAdufg, que vai abordar os desaparecimentos da Guerrilha do Araguaia. Os eventos são o assunto da HQ “Doutor Araguaia”, transformada em documentário em 2024, o qual será exibido no Auditório da Sede Goiânia do Adufg-Sindicato na quarta (09), às 19h. A obra acompanha a trajetória do médico João Carlos Haas Sobrinho, também conhecido por “Dr. Juca”, que integrou a Guerrilha e foi morto pela ditadura militar.
Para falar a fundo do documentário, vamos contar com a presença de três convidados especialistas: Edson Cabral de Oliveira, diretor, roteirista e produtor do documentário “Doutor Araguaia”; Sônia Maria Haas, irmã de João Carlos, responsável pela pesquisa e acervo presentes no documentário; e Romualdo Pessoa Campos Filho, professor titular da Universidade Federal de Goiás (UFG) e autor de dois livros sobre a Guerrilha do Araguaia.
Saiba mais sobre os participantes:
Edson Cabral de Oliveira é graduado em Administração pela Universidade Católica de Brasília (1982), com diversas especializações em Gestão Pública, Liderança Empresarial, Designer Estratégico, Documentário Institucional e Temático e Conteúdos Criativos. No campo audiovisual, realizou o curta “Os Relatórios do Prefeito Graciliano Ramos”, o cordel musical “Caminhos da Esperança” e foi diretor executivo do filme “Cadê Porfírio”, de Hélio Brito. Mais recentemente, dirigiu, produziu e escreveu o documentário “Doutor Araguaia”, e está desenvolvendo “SOS Unitins”, projeto onde assume a direção, o roteiro e o argumento.
Sônia Maria Haas é publicitária formada na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), especialista em marketing, atua como docente e como profissional de gestão de comunicação estratégica há mais de 40 anos, a nível nacional. Morando na Bahia há 23 anos, é ligada ao Grupo Tortura Nunca Mais Bahia, e produziu os curtas "Sempre aos domingos", premiado em 2014, e "Quem é esta Mulher", em 2021. Realizou várias viagens à região do Araguaia, na busca pelos restos mortais de seu irmão. Em 2022, colabora com a edição da HQ Doutor Araguaia, contando a história de João Carlos. A HQ batizou também o documentário lançado em 2024, com pesquisa, roteiro e acervo de sua responsabilidade.
Romualdo Pessoa Campos Filho é graduado em História pela Universidade Federal de Goiás (1988), mestre em História pela Universidade Federal de Goiás (1995) e doutor em Geografia pela mesma Universidade (2013). Desde 1995 é professor da Universidade Federal de Goiás, atualmente como Professor Titular. É membro-sócio titular do Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis para os Povos do Cerrado (ICEBE); e membro-sócio titular do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG). É diretor financeiro do Adufg-Sindicato na atual gestão. Autor de dois livros sobre a Guerrilha do Araguaia.
Acompanhe a transmissão ao vivo no nosso canal do Youtube nesta quinta-feira, dia 10 de abril, a partir das 10h. Não perca. Acesse aqui: https://www.youtube.com/@AdufgSindicato/streams