Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 07/04/2025 - Notícias
Primeiro PodAdufg de abril debate desafios da docência em dedicação exclusiva no ensino superior

A primeira edição de abril do PodAdufg foi ao ar na última sexta-feira (4), às 11h, debatendo os desafios de quem escolheu seguir carreira como docente em dedicação exclusiva no ensino superior. Os convidados foram Elias Menta, advogado e assessor jurídico do Adufg-Sindicato; Sauli dos Santos Júnior, professor da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UFG; e Berta Baltazar Elias, professora da Faculdade de Medicina da UFG.
Os assuntos discutidos incluíram a diferença entre os professores dentro do regime de dedicação exclusiva e outros docentes; as consequências para aqueles que infringem as vedações impostas pela Lei nº 12.772/2012; a possibilidade de mudança do regime de dedicação exclusiva de 40 horas para o de 20 horas e vice-versa; o papel dos direitos autorais na monetização de serviços de ensino; e as atividades esporádicas permitidas pela carga horária.
Confira o episódio na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=Lk0veY2COqg
Sobre os participantes:
Elias Menta Macedo é advogado, graduado em Direito pela UFG, especialista em prática trabalhista e previdenciária pela UCAM, mestre e doutorando em Direitos Humanos pela UFG e assessor jurídico de entidades sindicais e trabalhistas, incluindo o Adufg-Sindicato.
Sauli dos Santos Júnior é professor titular da UFG, vinculado à Faculdade de Ciência e Tecnologia e diretor da Diretoria de Provimento e Movimentação. Atualmente também é pró-reitor da ProPessoas no mandato de 2022 a 2025.
Berta Baltazar Elias é doutora em Ciências da Saúde. Professora do Departamento de Saúde Mental e Medicina Legal da Faculdade de Medicina, desde 2017 também é presidente da CPPD/UFG.