Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 17/12/2024 - Notícias
Docentes indicados pelo Adufg-Sindicato são homenageados com Comenda Colemar Natal e Silva
O Adufg-Sindicato participou da entrega da Comenda Colemar Natal e Silva, na noite da última quinta-feira (12), na Câmara Municipal de Goiânia. A solenidade, iniciativa do vereador Anselmo Pereira (MDB), busca homenagear aqueles que se dedicam e se comprometem com o Ensino Superior Público no estado de Goiás. Docentes indicados pelo sindicato foram honrados com o título.
O diretor administrativo do Adufg-Sindicato, professor Flávio Silva, começou seu discurso agradecendo a mobilização da Câmara, na figura de Anselmo Pereira, para defesa da Instituição Federal de Ensino Superior goiana. “Só a UFG chegou a ter R$12 milhões de déficit entre os anos de 2022 e 2023”, relembrou o período de ataques do governo Bolsonaro. Apesar de sentir a ausência de alguns parlamentares, inclusive da esquerda, Flávio é categórico ao afirmar: “A iniciativa desta Casa de acolher e aproximar é fundamental para a defesa da nossa Universidade”.
A reitora da UFG, professora Angelita de Lima, da mesma forma que Flávio, agradece a “parceria extremamente exitosa e importante” com o vereador, que se coloca como um defensor dos interesses da universidade dentro do parlamento. Na sequência, a docente compartilhou orgulhosa algumas das conquistas da universidade: criação do campus Cidade Ocidental, comunidade ativa de cerca de 40 mil pessoas, melhoria na situação orçamentária, além do reconhecimento nacional e internacional que coloca a UFG como uma das instituições de ensino superior de maior influência no planeta.
Citando o próprio professor Colemar Natal e Silva que certa vez disse que “a UFG nasceu para ser do Brasil, é uma universidade para falar com o mundo”, a reitora conclui sua fala dizendo que o fundador da instituição estaria orgulhoso ao vê-la nos dias de hoje.
Durante sua fala, Anselmo, que é presidente da frente parlamentar em defesa da Universidade Federal de Goiás dentro da Casa de Leis da capital, afirma que “o período do obscurantismo ficou para trás”. O vereador se refere aos anos de governo Bolsonaro, no qual o ensino superior público sofreu diversos ataques de ordem orçamentária e simbólica. Anselmo agradece a toda a comunidade da UFG pelas contribuições à sociedade e diz que essa fase de recuperação do prestígio da Instituição de Ensino requer celeridade: “Abre-se novos horizontes para ensino, para a pesquisa, para a educação acadêmica daqui para frente”, resumiu.
Por indicação do Adufg-Sindicato, foram homenageados(as):
Gyovana de Castro Carneiro
Eriberto Francisco Bevilacqua Marin
Maria Cristina Faria Dalacorte Ferreira
Ari Lazzarotti Filho
Thaísa Anders Carvalho
Enilza Maria Mendonça de Paiva
Tatiana de Sousa Fiuza
Cristiane Bastos Rocha Ferreira
Megmar Aparecida dos Santos Carneiro
Karla Maria Silva de Faria
Claudio Fernandes Cardoso
Cintia Silva Minafra e Rezende
Luiz Fernandes Dourado
Edemilson Cardoso da Conceição
Weimar Kunz Sebba Barroso de Souza
Marilda Shuvartz
Lauro June Queiroz Maia
Sumbal Saba
João Carlos da Rocha Medrado
Lueli Nogueira Duarte da Silva
Informamos aos indicados que as fotos da celebração já estão disponíveis na galeria. Confira aqui.