Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 10/12/2024 - Notícias
Autora de 8 anos, Ellis Giliolli Sofiati doa livro autoral para a Biblioteca Comunitária Adufg/Libris
A história do livro foi criada pela menina e seu pai em meio a pandemia
O acervo da Biblioteca Adufg/Libris acaba de ganhar mais uma história incrível. “A menina e a amarelinha mais famosa do mundo”. O livro foi doado pela própria autora, Ellis Giolli Sofiati, que esteve no sindicato com seus pais, nesta segunda-feira (09), para conhecer o espaço e fazer a doação do livro.
A menina escreveu o livro junto do seu pai Flávio Munhoz Sofiati, professor da Faculdade de Ciências Sociais (FCS-UFG), em meio a pandemia. Flávio nos conta que tudo começou como uma estratégia criada por ele para ajudar a filha nos estudos home office. “Na época da pandemia, ela estava no CMEI, quando ela precisou estudar de casa, eu e minha esposa fomos criando mecanismos de estímulo para ajudá-la no processo de pré-alfabetização. Percebi que a contação de histórias foi a que mais funcionou”. Observando o interesse da filha em criar histórias e adaptá-las, o professor nos conta que partiu de Ellis a ideia de escrever o livro. “As contações de história já não eram suficientes, ela queria mais, então começamos a criar as nossas próprias histórias. [...] a história da amarelinha foi a que mais fizemos versões juntos. Ajudei ela a escrever o livro”.
O livro é um convite a se aventurar nas brincadeiras de Ellis. Além do teor educativo, é uma ótima leitura para pais e filhos, pois nos conecta às vivências de infância e à fantasia da amarelinha mais famosa do mundo.
Ellis tem planos de escrever novas histórias e nos contou que adoraria lançar sua próxima aventura aqui na Biblioteca Comunitária Adufg/Libris.