Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 01/08/2024 - Notícias
Professora da UFG é eleita presidenta da Associação Brasileira de Antropologia
A secretária de Inclusão da Universidade Federal de Goiás (UFG), professora Luciana Dias, foi eleita presidenta da Associação Brasileira de Antropologia (ABA). Ela é a primeira mulher negra a assumir a presidência da entidade em seus 70 anos de história.
Luciana é antropóloga, estudiosa do pensamento feminista negro, e ativista engajada em diversos movimentos sociais. Ela realizou estudos pós-doutorais em Direitos Humanos e Interculturalidades na Universidade de Brasília (UnB) e conduziu pesquisas nas áreas de Ciências Sociais na América Latina e Antropologia das Populações Afro-Brasileiras.
Na UFG, Luciana atua em atividades de ensino, pesquisa, extensão e gestão na Faculdade de Ciências Sociais (FCS), no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Direitos Humanos (PPGIDH), no Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social (PPGAS) e na Secretaria de Inclusão (SIN). Ela também coordena o Coletivo Rosa Parks: Estudos e Pesquisas sobre Raça, Etnia, Gênero, Sexualidade e Interseccionalidades.
A entidade
Fundada em 1955, a Associação Brasileira de Antropologia desempenha um papel fundamental na promoção da antropologia no Brasil, defendendo os direitos humanos e as minorias étnicas, além de influenciar políticas públicas de educação e ação social. A ABA é responsável pela organização de importantes eventos científicos, como as Reuniões Brasileiras de Antropologia (RBA), realizadas desde 1974.