Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 16/10/2023 - Notícias

UFG prepara novas diretrizes para os cursos de graduação

UFG prepara novas diretrizes para os cursos de graduação

A Universidade Federal de Goiás (UFG) prepara o lançamento de novas diretrizes para os cursos de graduação. O documento ainda será analisado pelo Conselho Universitário (Consuni) ainda em 2023. Na prévia apresentada pela Reitoria, é possível ver que as novas diretrizes se concentram em dois eixos principais.

As principais estão vinculadas ao segundo eixo, que trata do currículo. Entre as novas diretrizes neste sentido, estão a organização dos conhecimentos acadêmico-científicos, visando uma formação acadêmico-profissional com sólida fundamentação, capaz de proporcionar autonomia intelectual e crítica. Também estão previstos elementos compulsórios, que incluem disciplinas/módulos de natureza obrigatória, atividades complementares, atividades curriculares de extensão e prática como componente curricular para os cursos de licenciatura.

O documento prevê, ainda, elementos facultativos/extracurriculares, que incluem disciplinas e módulos de natureza optativa, eletiva, núcleos livres e estágios não obrigatórios. Em entrevista ao portal de notícias do Adufg-Sindicato, o pró-reitor de Graduação da UFG, professor Israel Elias Trindade, afirmou que o texto ainda está em fase de construção. Segundo ele, a participação dos professores de cada unidade acadêmica é fundamental para o processo. “Queremos um documento capaz de agregar à universidade”, declarou. Segundo ele, o objetivo é concentrar as políticas educacionais da UFG em um único documento.

Israel também informou que o texto foi apresentado pela primeira vez ao Consuni na última semana e aos diretores de unidades acadêmicas na terça-feira (10/10). Segundo ele, a previsão é que o documento receba contribuições até o final do mês de outubro. Segundo o pró-reitor, se houver necessidade, os prazos previstos podem ser prorrogados.

Se for validado pelas unidades acadêmicas, o projeto com as novas diretrizes passará pelo Conselho de Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura (Cepec). Somente depois de aprovado nesta instância é que o documento deve retornar ao Consuni, de onde sairá a versão final.

Clique aqui e confira a minuta com as diretrizes propostas.