Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 23/01/2023 - Notícias
Representantes da UFG participam de audiência sobre a criação da Secretaria de Educação Escolar Indígena no âmbito do MEC
Representantes da Universidade Federal de Goiás (UFG) participaram na última sexta-feira (20/01), de audiência com a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara. Um dos principais objetivos da reunião foi tratar da criação da Secretaria Especial de Educação Escolar Indígena no âmbito do Ministério da Educação. Também estiveram presentes membros de fóruns estaduais, organizações indígenas, universidades, entre outras instituições.
Na audiência, ficou acertado que a titular do Ministério dos Povos Indígenas (MPI) contato para agendar uma reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana. Neste primeiro encontro, também estarão presentes lideranças do Fórum Nacional de Educação Escolar Indígena (FNEEI). Posteriormente, será marcada uma audiência ampliada para que representantes de todas as regiões do País.
Também foi definido que o FNEEI elaborará um documento que fundamente a criação da nova secretaria. No documento, devem constar as informações da estrutura necessária para o funcionamento da pasta. Outro encaminhamento acertado é que o FNEEI também contribuirá com o projeto de lei que será apresentado pela deputada federal Célia Xacriabá (PSOL) na Câmara dos Deputados, que pretende garantir a criação da secretaria, além de vagas para representantes indígenas no Conselho Nacional de Educação (CNE).
Para a professora da Faculdade de Letras da UFG, Mônica Veloso, que representou a UFG na reunião, o diálogo com a ministra foi proveitoso. “Nos sentimos acolhidos em um ambiente que ganhou um novo significado com as presenças potentes das nossas autoridades indígenas”, relata. A UFG também foi representada pelo aluno do Curso de Educação Escolar Indígena, Indiarrury Krahô.