Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 22/02/2023 - Atuação política e sindical

Adufg-Sindicato e Sint-Ifesgo cobram explicações da UFG sobre cronograma de adicionais ocupacionais

Benefícios devem ser garantidos aos servidores que atuam em ambientes insalubres

Adufg-Sindicato e Sint-Ifesgo cobram explicações da UFG sobre cronograma de adicionais ocupacionais

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) e o Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação (Sint-Ifesgo) cobraram, por meio de ofício, esclarecimentos sobre o cronograma de adicionais ocupacionais apresentado pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Nos últimos meses, as duas entidades intensificaram a cobrança para que a instituição de ensino apresente uma solução definitiva para os problemas relacionados ao pagamento dos benefícios.

No documento, os sindicatos questionam qual a metodologia que será adotada para a aferição dos adicionais. Também foi solicitado que a UFG explique como será realizado o processo, o que será observado e quais os materiais disponíveis para as análises.

As duas entidades sindicais questionaram, ainda, quais as normas reguladoras que serão utilizadas nas avaliações, bem como se há capacidade para que todas elas sejam integralmente consideradas e valoradas na emissão dos laudos. Por fim, Adufg-Sindicato e Sint-Ifesgo pediram que a UFG explique qual será a metodologia de recursos e revisões dos laudos e como serão feitas as análises dos recursos.

Para o presidente do Adufg-Sindicato, professor Geci Silva, os problemas relacionados ao pagamento dos adicionais precisam ser solucionados o quanto antes. Ele também ressalta que o benefício deve ser garantido aos profissionais que atuam em locais considerados insalubres e que, por isso, têm a saúde ameaçada. “Não vamos permitir que algo tão importante seja retirado de quem tanto contribui com a universidade”, afirma.

Palestra
O Adufg-Sindicato e o Sint-Ifesgo também solicitaram que a UFG realize uma palestra sobre os aspectos técnicos e legais dos adicionais ocupacionais no âmbito da administração pública federal, conforme consta no cronograma elaborado pela equipe técnica da Coordenação de Saúde e Segurança do Trabalho da Diretoria de Atenção à Saúde (CSST-DASS). As duas entidades sugeriram que a exposição seja realizada na primeira quinzena do mês de março e colocaram o auditório do Adufg à disposição para sediar o evento.