Notícias

Autor: Ascom Adufg-Sindicato

Publicado em 18/11/2020 - Jornal do Professor

(JP Online) Governo Bolsonaro: 15 universidades sob intervenção

Em quase dois anos, desde que assumiu a presidência, Bolsonaro realizou intervenções em 15 nomeações de reitores de universidades federais. Em onze delas, não foi respeitado o nome mais votado, como na recente escolha de Valdiney Gouveia, último colocado na lista tríplice da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A chapa vencedora da consulta pública, formada por Terezinha Domiciano e Mônica Nóbrega, entrou com um mandato de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular a nomeação. Também foi solicitado que o novo reitor não pratique nenhum ato de intervenção na instituição.

Nesta quarta-feira (18/11), o Observatório do Conhecimento divulgou nota de repúdio contra o interventor, que tem ameaçado os docentes da UFPB por terem paralisado suas atividades em protesto ao ato de nomeação. “Já não bastasse ser um reitor não eleito, nomeado contra a escolha da comunidade acadêmica, em mais um ato antidemocrático feito por um presidente negacionista da ciência e da democracia, a pessoa que ocupa a reitoria desta prestigiosa universidade ameaça a categoria com ‘providências jurídicas’ contra a decisão da Assembleia Geral dos Professores”, alerta o texto.

O Observatório do Conhecimento também destacou que repudia qualquer ato autoritário do direito a livre manifestação sindical da categoria. “Um ato que só poderia vir de alguém cuja autoridade é adquirida por um outro ato autoritário e de imposição”, diz a nota.