Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 25/08/2020 - Jornal do Professor
(JP Online) - O que os profissionais da educação podem esperar com a aprovação do Fundeb?
O novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e da Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) deve ser votado ainda nesta terça-feira (25/08), no Senado Federal. Trata-se da ferramenta responsável pelo financiamento da educação básica no Brasil, incluindo o salário dos professores da rede pública. Para os profissionais da educação, uma das perspectivas é que os recursos mantenham o piso salarial do magistério.
Entre outros pontos, o texto da proposta define que pelo menos 70% do Fundeb seja usado para o pagamento de salários de profissionais da educação. Atualmente, a regra estipula um percentual mais baixo: 60% e somente para a remuneração de professores.
A proposta estabelece ainda um modelo híbrido de distribuição de recursos entre estados e municípios. Isso deve ser feito levando em conta, entre outros aspectos, indicadores educacionais de cada localidade.
Adufg atua em prol do Fundeb
Na última semana, o Sindicato dos Docentes das Universidades Federais de Goiás (Adufg-Sindicato) enviou ofício a todos os senadores do Brasil pedindo que aprovem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata do Fundeb. O documento, assinado pelo presidente do Adufg-Sindicato, professor Flávio Alves da Silva, destacou a importância do Fundeb para o futuro do ensino no Brasil. “Trata-se da principal fonte de recursos da educação básica. O futuro de 40 milhões de estudantes está na mão dos senadores”, disse o ofício.