Notícias
Autor: Ascom Adufg-Sindicato
Publicado em 10/08/2020 - Jornal do Professor
JP Online: Universidades federais goianas estão mais próximas da autonomia
As cinco novas universidades federais criadas em 2019 estão mais próximas do processo de finalização de independência. Um grupo de trabalho para realizar o processo foi criado na última semana. Em Goiás, são duas instituições: Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e Universidade Federal de Jataí (UFJ).
Desde que foram criadas, por meio de Decreto de lei, as universidades têm funcionado apenas com o cargo efetivo de reitor. Para que funcionem plenamente, é imprescindível propiciar autônima administrativa e financeira com a implantação dos novos cargos.
O grupo de trabalho deve atuar na criação de estratégias para efetivar, de forma definitiva, a autonomia das novas universidades. Atualmente, a implantação esbarra na burocracia para a liberação dos cargos necessários para o seu funcionamento.
Além da UFCAT e da UFJ, outras instituições também estão passando pelo mesmo processo no Brasil. São elas: Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Universidade Federal do Delta do Paranaíba (UFDPar) e Universidade Federal do Agreste Pernambucano.