Adufg acompanha visita do ministro da Educação à UFG

A presidenta do Adufg-Sindicato, professora Geovana Reis, representou a diretoria da entidade, na última terça-feira (22/09), na visita do ministro da Educação, Leonardo Barchini, ao Campus Samambaia da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. Acompanhado pela reitora e pela vice-reitora da UFG, professoras Sandramara Matias Chaves e Camila Cardoso Caixeta, o ministro conheceu diferentes estruturas e projetos desenvolvidos no campus.
A programação incluiu visitas ao prédio da Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), ao Centro Regional para o Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CRTI), ao Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia) e às obras do Espaço Intercultural. Durante a visita, Sandramara e Camila presentearam o ministro com um broche dourado com a marca da UFG.
Ao final da agenda, Leonardo Barchini conversou com estudantes que serão atendidos pelos dormitórios do Espaço Intercultural, atualmente em construção. Com aproximadamente 3,7 mil m² e investimento total de R$ 17,8 milhões, o espaço contará com alojamentos, refeitório, redário, área infantil, espaço de convivência e auditório. A estrutura terá capacidade para beneficiar 493 estudantes indígenas.
“Será um lugar feito para receber pessoas, onde professores convidados e alunos internacionais podem ser temporariamente abrigados”, afirmou a reitora Sandramara Matias.
Investimentos e reconhecimento
Em entrevista à imprensa, o ministro da Educação destacou a retomada dos investimentos nas universidades federais e afirmou estar satisfeito em conhecer as obras em andamento na UFG.
“Temos vivido um momento difícil de sucateamento das universidades federais, mas, no atual governo, conseguimos consolidar obras já existentes, as quais custam 4 bilhões de reais, e inaugurar 18 campi”, afirmou.
Segundo o ministro, a expansão da educação superior pública é uma das prioridades do governo e acompanha as mudanças no perfil dos estudantes que chegam às universidades, com maior presença de alunos oriundos de escolas públicas.
Barchini também ressaltou a importância de ampliar o reconhecimento social da produção científica e acadêmica realizada nas instituições federais de ensino superior.
“A universidade federal é um patrimônio incalculável do nosso país. Mais de 60% da ciência brasileira é produzida nas universidades. É preciso mostrar o que elas estão fazendo para todo o Brasil, já que, aqui, é feita ciência de ponta a partir da educação pública, gratuita e de qualidade”, concluiu.